RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A referenciação no sincretismo do YouTube: o caso dos vídeos que divulgam ciência

Mostrar registro simples

Autor Zandonai, Marcos Filipe;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4413225069642208;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A referenciação no sincretismo do YouTube: o caso dos vídeos que divulgam ciência;
Resumo Nesta Dissertação, abordo o fenômeno da referenciação em vídeos de divulgação científica do YouTube. Exploro as nomeações lexicalmente expressas, cotejando-as com os objetos visuais (desenhos gráfico-digitais e movimentos corporais) que compõem os vídeos. Objetivo entender a contribuição do não verbal na construção dos objetos de discurso, ou seja, compreender quais são as funções desempenhadas pelos elementos visuais na referenciação. Defino, então, dois objetivos específicos, a saber: 1) examinar os casos de correferencialidade entre expressões referenciais lexicalizadas e mensagens visuais, verificando as relações semânticas engendradas por essaunião e 2) investigar a correferencialidade verbal - não verbalno que tange aos seus possíveis efeitos pragmáticos, ligados à comunicação midiática, o que requer considerar as escolhas de referenciação como influenciadas pela situação de midiatização da ciência. O funcionamento da referenciação éaveriguado com base na classificação de Cavalcante (2003) e de outros autores da Linguística Textual que assumem uma visão construtivista e cognitivo-discursiva da textualização e dos fenômenos referenciais (MONDADA, 2002; CAVALCANTE, 2011). Os efeitos da anaforização são averiguados com base nos estudos sobre o discurso de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2009; 2008), visto que esse é o entorno da atividade linguageira, permeado por rituais e coerções queinfluenciam os enunciadores dos vídeos nas escolhas lexicais e semiológicas e dão pistas sobre o modo como legitimam os sentidos da ciência. O texto audiovisual instancia a coalescência de modalidades de linguagem de naturezas semioticamente distintas. Por essa razão, o considero um texto sincrético, que pode ser afortunadamente explorado segundo os princípios da Semiótica Sincrética (BEIVIDAS, 2006; PIETROFORTE, 2008). Adoto os postulados da Semiótica de base greimasiana (GREIMAS e COURTÉS, 2013) para poder acessar as cadeias anafóricas, que estão subsumidas à significação numa superfície sincrética (com imagens, além de palavras), o que exige pensar semioticamente (BARROS, 1990; 2001). Percorro as nuanças da comunicação não verbal, usando as categorias analíticas de Rector e Trinta (1985, 2005), que permitem caracterizar os movimentos corporais, que também atuam na referenciação dos episódios, em que o corpo dos divulgadores (jornalista e cientistas) é usado para criar uma espécie de “dramaturgia”, um “teatro” que visa explicar ciência. Opto por analisar vídeos de dois canais do YouTube (IbioMovies e Além da Bio), constituindo o corpus com um vídeo de cada canal. Os audiovisuais são examinados principalmente no que tange àmovimentação corporal e teatral. Já o vídeo do Além da Bio, em especial, recebe tratamento no que concerne à propriedade desenhos gráfico-digitais. Realizo uma análise qualitativa desses vídeos, que foram selecionados devido ao fato de apresentarem práticas não verbais e de serem difusores de conteúdos de ciência. Sustento que é possível verificar os pontos de correferencialidade entre os itensimagéticos, de um lado, e os linguístico-verbais, de outro, quando referenciais. Mostro os fatores semânticos e cognitivos ligados à coesão e à coerência que fazem funcionar a “referenciação sincrética”, sublinhando o papel que as expressões referenciais cumprem ilocucionalmente. Intento avançar na compreensão das engrenagens e potencialidades da comunicação científica nas “novas mídias”.;
Abstract In this thesis, I approach the phenomenon of referencing in scientific popularization videos of YouTube. I explode the nominations lexically expressed, collating them with the visual objects (graphic-digital designs and bodily movements) that compose the videos. I intent to understand the contribution of the nonverbal in the building of discourse objects, that is, to comprehend which are the functions undertaken by the visual elements in referencing. I define, thereby, two specific goals, namely: 1) to examine the cases of co-referentiality between lexicalized referential expressions and visual messages, verifying the semantic relations engineered by this union and 2) to investigate the verbal – nonverbal co-referentiality in what concerns its possible pragmatic effects, attained to the media community, which requires considering the referencing choices as being influenced by the situation of midiatization of science. The functioning of referencing is ascertained based on the classification of Cavalcante (2003) and others Text Linguistics authors that assume a constructivist and cognitive-discursive vision of textualization and referential phenomena (MONDADA, 2002; CAVALCANTE, 2011). The effects of anaphorization are seen based on studies the discourse of science midiatization (CHARAUDEAU, 2009; 2008), as this is the surrounding of language activity permeated by rituals and constraints that influence the enunciators of the videos in the lexical and semiotic choices and give clues on how they legitimate the meanings of science. The audiovisual text instances the coalescence of modalities of texts with semiotically distinct natures. For this reason, I consider it a syncretic text, which can be exploited according to the principles of semiotics Syncretic (BEIVIDAS, 2006; PIETROFORTE, 2008). I adopt the postulates of greimasian based Semiotics (GREIMAS and Courtes, 2013) in order to access the anaphoric chains, which are subsumed to meaning in a syncretic surface (with images as well as words), which requires a semiotically way of thinking (BARROS, 1990, 2001). I walk the nuances of nonverbal communication, using the analytical categories of Rector and Thirty (1985, 2005), that allow to characterize the bodily movements that also act on the referral of episodes, where the body of promoters (journalist and scientists) is used to create a kind of "drama", "theater" that aims to explain science. I choose to analyze videos of two YouTube channels (IbioMovies and Além da Bio), constituting the corpus with a video of each channel. The audiovisuals are mainly examined with respect to the body and theatrical movement. The video from Além da Bio, in particular, receives treatment with respect to the graphic-digital designs property. I undertake a qualitative analysis of these videos, which were selected due to the fact that they are nonverbal practices and to be diffusers of science content. I maintain that it is possible to check the points of co-referentiality between imagistic items on the one hand, and linguistic-verbal, the other, when references. I show semantic and cognitive factors linked to cohesion and consistency that make the "syncretic referencing" work, stressing the role that referring expressions meet ilocutionarily. I intent to advance in the understanding of gears and potentials of scientific communication in the "new media".;
Palavras-chave Referenciação; Divulgação científica midiática; Semiótica; Comunicação não verbal; Referencing; Scientific popularization in the media; Semiotics; Nonverbal communication;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-01-12;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5038;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística