Resumo:
Nesta Dissertação, abordo o fenômeno da referenciação em vídeos de divulgação científica do YouTube. Exploro as nomeações lexicalmente expressas, cotejando-as com os objetos visuais (desenhos gráfico-digitais e movimentos corporais) que compõem os vídeos. Objetivo entender a contribuição do não verbal na construção dos objetos de discurso, ou seja, compreender quais são as funções desempenhadas pelos elementos visuais na referenciação. Defino, então, dois objetivos específicos, a saber: 1) examinar os casos de correferencialidade entre expressões referenciais lexicalizadas e mensagens visuais, verificando as relações semânticas engendradas por essaunião e 2) investigar a correferencialidade verbal - não verbalno que tange aos seus possíveis efeitos pragmáticos, ligados à comunicação midiática, o que requer considerar as escolhas de referenciação como influenciadas pela situação de midiatização da ciência. O funcionamento da referenciação éaveriguado com base na classificação de Cavalcante (2003) e de outros autores da Linguística Textual que assumem uma visão construtivista e cognitivo-discursiva da textualização e dos fenômenos referenciais (MONDADA, 2002; CAVALCANTE, 2011). Os efeitos da anaforização são averiguados com base nos estudos sobre o discurso de midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2009; 2008), visto que esse é o entorno da atividade linguageira, permeado por rituais e coerções queinfluenciam os enunciadores dos vídeos nas escolhas lexicais e semiológicas e dão pistas sobre o modo como legitimam os sentidos da ciência. O texto audiovisual instancia a coalescência de modalidades de linguagem de naturezas semioticamente distintas. Por essa razão, o considero um texto sincrético, que pode ser afortunadamente explorado segundo os princípios da Semiótica Sincrética (BEIVIDAS, 2006; PIETROFORTE, 2008). Adoto os postulados da Semiótica de base greimasiana (GREIMAS e COURTÉS, 2013) para poder acessar as cadeias anafóricas, que estão subsumidas à significação numa superfície sincrética (com imagens, além de palavras), o que exige pensar semioticamente (BARROS, 1990; 2001). Percorro as nuanças da comunicação não verbal, usando as categorias analíticas de Rector e Trinta (1985, 2005), que permitem caracterizar os movimentos corporais, que também atuam na referenciação dos episódios, em que o corpo dos divulgadores (jornalista e cientistas) é usado para criar uma espécie de “dramaturgia”, um “teatro” que visa explicar ciência. Opto por analisar vídeos de dois canais do YouTube (IbioMovies e Além da Bio), constituindo o corpus com um vídeo de cada canal. Os audiovisuais são examinados principalmente no que tange àmovimentação corporal e teatral. Já o vídeo do Além da Bio, em especial, recebe tratamento no que concerne à propriedade desenhos gráfico-digitais. Realizo uma análise qualitativa desses vídeos, que foram selecionados devido ao fato de apresentarem práticas não verbais e de serem difusores de conteúdos de ciência. Sustento que é possível verificar os pontos de correferencialidade entre os itensimagéticos, de um lado, e os linguístico-verbais, de outro, quando referenciais. Mostro os fatores semânticos e cognitivos ligados à coesão e à coerência que fazem funcionar a “referenciação sincrética”, sublinhando o papel que as expressões referenciais cumprem ilocucionalmente. Intento avançar na compreensão das engrenagens e potencialidades da comunicação científica nas “novas mídias”.