Resumo:
A globalização apresenta-se como um processo influenciador das dinâmicas sociais, alterando a ordem de um contexto previsível e estático até então estabelecido, para um cenário dinâmico, fluido e de complexidade sem precedentes. Na sociedade contemporânea, a importância do setor de serviços é crescente, respondendo por grande parte da economia dos países, tornado assim esse mercado cada vez mais competitivo. Acompanhar as constantes mudanças no setor e o nível de exigência dos consumidores traz a necessidade de uma prática de projetação de serviços mais adequada ao atual contexto. A discussão é estabelecida a partir do entendimento de que o desenvolvimento de serviços inovadores pode ser obtido através de projetos orientados pelo design. Assim, este estudo delimita-se em, a partir de um olhar do Design Estratégico, contextualizar e avaliar a aplicação das ferramentas da disciplina de design de serviços no desenvolvimento de novos serviços hospitalares. A metodologia utilizada no estudo é constituída por revisão bibliográfica e estudo exploratório a partir de uma pesquisa ação, contemplada por meio da aplicação metodológica em um caso piloto. Teve-se como premissa que, ao explorar caminhos apontados por autores de design estratégico e design de serviços, através da exploração de seus conceitos e utilização das suas metodologias e ferramentas, fosse possível ter uma perspectiva projetual mais adequada, capaz de criar experiências diferenciadas, alcançando uma abordagem de serviços mais centrada nos usuários. Os resultados apontam que serviços projetados por essa lógica apresentam resultados diferenciados, e que sua implementação interfere e afeta a estrutura organizacional vigente.