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Educação permanente em saúde: construindo caminhos para a implantação de um protocolo de sepse grave adequado a realidade de um hospital universitário em Porto Alegre

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Autor Moretti, Miriane Melo Silveira;
Orientador Chaves, Simone Edi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Educação permanente em saúde: construindo caminhos para a implantação de um protocolo de sepse grave adequado a realidade de um hospital universitário em Porto Alegre;
Resumo Este trabalho parte dos caminhos e encontros utilizados para a implantação de um Protocolo de Sepse Grave em um Hospital Universitário. O estudo é de abordagem qualitativa usando o método narrativa auto-referente. Utilizou-se os pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS) como método de ativação de rede, onde os envolvidos são os atores da equipe assistencial do serviço em estudo, os mesmos foram convidados a pensar na elaboração coletiva de um Protocolo de Sepse Grave. Esta narrativa revela o percurso de uma enfermeira que realiza a construção em rede (rodas em redes) de um Protocolo de Sepse Grave. Aponta as possibilidades e entraves e as construções coletivas que surgiram no percurso com objetivo de subsidiar os serviços de saúde para a construção de coletivos organizados para a produção de saúde. Os resultados do estudo indicam para muitos aprendizados, destacando-se a construção de redes no interior dos serviços de saúde e a importância de atuarmos na perspectiva da linha de cuidado. Além disso, o estudo revela a necessidade de disseminação de uma gestão colegiada no sentido de proporcionar espaço para escuta e conversação para que os profissionais da saúde se sintam parte integrante do processo de cuidado, que atuem na perspectiva usuário-centrada e em busca de um projeto terapêutico singular.;
Abstract This work of the paths and meetings used for the implementation of a Severe Sepsis Protocol in a University Hospital. The study is a qualitative approach using the self-referential narrative method. We used the assumptions of Continuing Education in Health as network activation method, where those involved are the actors of the health care staff of the department to study, they were asked to think about the collective elaboration of a Severe Sepsis Protocol. This narrative reveals this route a nurse who carries out construction in network (wheels networks) of a Severe Sepsis Protocol. It points out the possibilities and obstacles and collective constructions that have arisen in the course in order to subsidize health services for the construction of organized team for the production of health. The study results indicate for many learnings, network construction to highlighting within the health services and the importance we act from the perspective of care line. In addition, the study reveals the need for dissemination of a collegiate management in order to provide space for listening and speaking for that healthcare professionals feel part of the care process, act on user-centered perspective and looking for a project unique therapeutic.;
Palavras-chave Educação permanente; Protocolos; Equipes de saúde; Narrativa; Continuing education; Protocols; Health teams; Narrative;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-06-30;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4900;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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