RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A interação dos usuários com simuladores educacionais online: estudo de caso no portal educacional do Positivo

Mostrar registro simples

Autor Machado, Carolina Calomeno;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4855081874886808;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8096511043948981;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A interação dos usuários com simuladores educacionais online: estudo de caso no portal educacional do Positivo;
Resumo Essa tese tem por objetivo investigar a interação dos usuários com os simuladores educacionais online, tendo como estudo de caso o Portal Educacional. Os movimentos investigativos envolveram os eixos teórico, metodológico e empírico. No eixo teórico estabelecemos estudos essenciais do trabalho no que diz respeito à compreensão, ao estabelecimento do lugar comunicacional de fala e às bases conceituais sob as quais se estruturam os temas: o objeto de estudo – a interação; os sujeitos da pesquisa – usuários alunos e professores; e o produto tecnológico – os simuladores online. No eixo metodológico estruturamos o design da pesquisa, definida como exploratória, qualitativo-descritiva e as ferramentas metodológicas plurais que tornassem operacional a pesquisa e permitissem visadas mais integrais do objeto estudado. No eixo empírico fomos a campo observar o processo de interação dos usuários do Portal Educacional com os seus simuladores online. Definimos uma amostra de seis simuladores online e realizamos uma observação-participante da interação de alunos e de professores, do ensino médio, em quatro colégios, no Paraná e em São Paulo. Os resultados das pesquisas realizadas colaboraram para descrever a interatividade, as representações gráficas e de sistema dos simuladores digitais online; possibilitaram caracterizar o perfil psicosocial e repertorial dos usuários alunos e professores do ensino médioe ainda verificar como ocorre a interação dos usuários com os simuladores digitais, relacionando seus aspectos psicossociais aos aspectos de interatividade dos simuladores online.;
Abstract This thesis aims to investigate the interaction between users and educational online simulators. For the purpose of this case study the Portal Educational has been used. The investigation was done along a theoretical, methodological and empirical research lines. The theoretical research line established an essential understanding of the investigation, the recognition on how to establish a frame of communication and the conceptual foundations which form the bases of the following themes: the objects of the research - interaction; the research subjects - students and teachers; and the technological product – online simulators. Along the methodological research line we structured the design of this study, defined as exploritary-qualitative-descriptive and plural methodological tools to turn operational the research and to allow more comprehensive viewpoints of the studied object. Within the empirical research line, we conducted the field study in which we observe the interaction process between users of the Educational Portal with their online simulators. We defined a sample of six online simulators and conducted a participative observation of the interaction between students and high school teachers, in four colleges, in the Federal States of Paraná and São Paulo. The findings of this study are contributing: to describe the interaction, the graphical representations, the system of digital online simulators; to characterize the psychosocial and reportorial profile of the users i.e. the students and high school teachers. Furthermore to understand how the interaction is established between students and teachers in high schools regarding to the psychosocial aspects and the online simulators interactivity.;
Palavras-chave High school; Educational; Online simulators; Users; Interaction; Ensino médio; Educacional; Simuladores online; Usuários; Interação;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-10-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4806;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística