Abstract:
Essa tese tem por objetivo investigar a interação dos usuários com os simuladores educacionais online, tendo como estudo de caso o Portal Educacional. Os movimentos investigativos envolveram os eixos teórico, metodológico e empírico. No eixo teórico estabelecemos estudos essenciais do trabalho no que diz respeito à compreensão, ao estabelecimento do lugar comunicacional de fala e às bases conceituais sob as quais se estruturam os temas: o objeto de estudo – a interação; os sujeitos da pesquisa – usuários alunos e professores; e o produto tecnológico – os simuladores online. No eixo metodológico estruturamos o design da pesquisa, definida como exploratória, qualitativo-descritiva e as ferramentas metodológicas plurais que tornassem operacional a pesquisa e permitissem visadas mais integrais do objeto estudado. No eixo empírico fomos a campo observar o processo de interação dos usuários do Portal Educacional com os seus simuladores online. Definimos uma amostra de seis simuladores online e realizamos uma observação-participante da interação de alunos e de professores, do ensino médio, em quatro colégios, no Paraná e em São Paulo. Os resultados das pesquisas realizadas colaboraram para descrever a interatividade, as representações gráficas e de sistema dos simuladores digitais online; possibilitaram caracterizar o perfil psicosocial e repertorial dos usuários alunos e professores do ensino médioe ainda verificar como ocorre a interação dos usuários com os simuladores digitais, relacionando seus aspectos psicossociais aos aspectos de interatividade dos simuladores online.