Resumo:
Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários.