RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O indiciamento de graus de popularização da ciência pela referenciação e pelo discurso relatado

Mostrar registro simples

Autor Becker, Janaína Pimenta Lemos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5078026539110658;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O indiciamento de graus de popularização da ciência pela referenciação e pelo discurso relatado;
Resumo Este trabalho considera que a popularização da ciência corresponde ao fenômeno social de comunicação dos conhecimentos provenientes da ciência à sociedade em geral (HILGARTNER, 1990; CORNELIS, 1998; MYERS, 2003; CALSAMIGLIA; DIJK, 2004) e assume a existência de graus de popularização da ciência postulada por Hilgartner (1990) e por Jacobi (1999, 1990, 1988, 1985 e 1984), de acordo com os quais a comunicação da ciência ocorre em vários contextos, desde os mais restritos e especializados até os mais amplos e públicos. Ao sustentar que a popularização da ciência é uma troca de linguagem empreendida por sujeitos que, em uma situação de comunicação específica, possuem determinadas finalidades, este trabalho se afilia à concepção charaudiana de contrato de comunicação, que corresponde a um acordo de identificação das condições de realização da troca de linguagem pelos sujeitos. (CHARAUDEAU, 2008a, 2008b, 2007, 2005, 2004 e 2001b). As variações da comunicação pública da ciência (i) decorrem dos componentes dos contratos de comunicação que organizam as trocas de linguagem e (ii) acarretam diferenças na materialidade linguística dos textos, que são o produto dos atos de comunicação. O objetivo desta pesquisa é verificar o indiciamento de graus de popularização da ciência na mídia pelas categorias linguísticas e discursivas correspondentes à referenciação e ao discurso relatado. Ao se afiliar à concepção construtivista da referência, descrita por Mondada e Dubois (2003) e representada também por Apothelóz e Reichler-Béguelin (1995), por Apothelóz (2003) e por Cavalcante (2011), esta pesquisa assume a sistematização de Apothelóz e Reichler-Béguelin (1995) em relação às operações empregadas pelos interlocutores no processo de evolução da referência e as sistematizações relacionadas aos processos de referenciação propostas por Cavalcante (2011) e especialmente por Apothelóz (2003). Além disso, fundamenta-se sobre a definição semiolinguística de que o discurso relatado corresponde ao ato de enunciação mediante o qual um locutor, em determinado espaço e em determinado tempo, relata a um interlocutor o que foi dito por outro locutor a outro interlocutor em espaço e em tempo distintos. (CHARAUDEAU, 2007). O corpus de análise é constituído por vinte notícias de popularização da ciência publicadas nas revistas Ciência Hoje e VEJA entre os meses de janeiro e junho de 2010. O exame dos textos revela o alinhamento dos procedimentos linguísticos e discursivos da referenciação e do discurso relatado à representação dos sujeitos integrantes da instância de recepção midiática, o que evidencia o atendimento à visada de captação do contrato de comunicação da mídia, mediante a qual a instância de produção midiática deve alcançar os sujeitos da instância de recepção. A descrição dos elementos dos contratos de comunicação das duas instâncias de produção possibilita relacionar a configuração linguística dos textos que resultam das trocas de linguagem, a partir da análise dos procedimentos da referenciação e do discurso relatado, aos graus de popularização da ciência representados pelas revistas Ciência Hoje e VEJA.;
Abstract This paper considers that the popularization of science corresponds to the phenomenon of social communication of knowledge from science to society in general (HILGARTNER, 1990; CORNELIS, 1998; MYERS, 2003; CALSAMIGLIA; DIJK, 2004) and assumes the existence of degrees of popularization of science as postulated by Hilgartner (1990) and by Jacobi (1999, 1990, 1988, 1985 and 1984), for whom the communication of science occurs in various contexts, from the most restricted and specialized to the most general and public. In claiming that the popularization of science is a language exchange undertaken by individuals who, in a specific communicative situation have certain purposes, this paper is affiliated with the Charaudean idea of a communication contract which corresponds to an agreement to identify the conditions for achieving the exchange of language by individuals. (CHARAUDEAU, 2008a, 2008b, 2007, 2005, 2004 and 2001b). The variations in public scientific communication (i) arise from the components of the contracts of communication that govern the exchange of language and (ii) lead to differences in the linguistic materiality of the texts, which are the products of acts of communication. The objective of this research is to verify the effect of degrees of popularization of science in the media by linguistic and discursive categories corresponding to referral and reported speech. In linking to the constructivist conception of reference, described by Mondada and Dubois (2003) and additionally represented by Apothelóz and Reichler-Béguelin (1995), by Apothelóz (2003) and by Cavalcante (2011), this research assumes the systematization of Apothelóz e ReichlerBéguelin (1995) in relation to the operations employed by the interlocutors in the process of reference evolution and the systematization related to the referencing processes proposed by Cavalcante (2011) and in particular by Apothelóz (2003). In addition, this research is based on the semio linguistic definition in which reported speech corresponds to the act of enunciation in which a speaker, at a given location and time, reports to a third party the content of a discussion between one speaker and another in a different location and time. (CHARAUDEAU, 2007). The corpus of analysis consists of twenty popular science news articles published in the journals Ciência Hoje and VEJA between the months of January and June 2010. Examining the texts reveals the alignment of linguistic and discursive referencing procedures and the reported speech related to the representation of individuals that make up the receiving audience of the media in question. This evidences the objective of securing the communication contract of the media whereby the instance of media production should reach the subjects of the media reception. The description of the elements of the communication contracts of the two instances of production permits the relating of the linguistic configuration of the texts, which results in the exchange of language by way of analysis of the referral procedures and the reported speech, to the degree of popularization of science represented by the magazines Ciência Hoje and VEJA.;
Palavras-chave Graus de popularização da ciência; Mídia; Referenciação; Discurso relatado; Degrees of popularization of science; Media; Reference; Reported speech;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-03-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4598;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística