Autor |
Basso, Ivana; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1137620625313097; |
Orientador |
Souza, Marcos Antonio de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0965183057761983; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Práticas de governança adotadas por redes de empresas do estado do Rio Grande do Sul; |
Resumo |
O objetivo do estudo é Identificar quais as práticas de governança adotadas pelas redes de empresas do Rio Grande do Sul, no seguimento de mercado e supermercados. Diante das mudanças organizacionais da evolução constante das sociedades capitalistas, as empresas passaram a cuidar mais a sua forma de gestão, criando uma nova relação entre empresas e a sociedade, abrindo espaço para as práticas de governança como um processo para melhorar a capacidade de manter a eficiência e eficácia das atividades das organizações. Quanto a metodologia, a pesquisa classifica-se como aplicada, segundo seus objetivos é definida como descritiva. Para obter os dados a cerca das práticas de governança adotadas pelas redes de empresas, foi utilizada a técnica de levantamento de dados por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas em 17 redes de empresas do estado do Rio Grande do Sul, no segmento de mercado e supermercado, que compuseram a amostra. O instrumento de coleta dos dados, abordou os objetivos que levaram a formação; atributos de interação; características da gestão; instrumentos para gestão, gestão de governança; praticas de governança adotadas pelo conselho de administração, diretoria executiva e conselho fiscal das redes. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva, na qual se calculou o Ranking Médio e Geral de escala, baseado nas respostas obtidas na escala Likert. Como resultado da pesquisa identificou-se que as redes de empresas do segmento de mercado e supermercado do estado do Rio Grande do Sul, adotam práticas de governança na sua gestão, se utilizando delas para melhorar o relacionamento entre empresa e associado.; |
Abstract |
The objective is to identify which governance practices adopted by the business networks in Rio Grande do Sul, market and supermarkets segment. Given the organizational changes of the constant evolution of capitalist societies, companies began to look more to how it was managed by creating a new relationship between companies and society, making room for the practices of governance as a process to improve the ability to maintain efficiency and effectiveness of organizations' activities. The research methodology, ranks as applied, according to its goals it is defined as descriptive. To get data about the governance practices adopted by the business networks, the technique of data collection was used through structured interviews, applied in 17 business networks in the state of Rio Grande do Sul, market and supermarket segment, that composed the sample. The data collection instrument, addressed the goals that led the formation, interaction attributes, characteristics of management, management tools, governance management, governance practices adopted by the administrative council, executive board and audit committee of the business networks. The data collected were submitted to descriptive analysis, in which it was calculated the Average and Overall Ranking of the scale, based on the Likert scale responses. As the research results it was identified that the business networks market and supermarket segment in the state of Rio Grande do Sul, adopt governance practices in its management, using them to improve the relationship between company and associate.; |
Palavras-chave |
Governança; Redes de empresas; Gestão; Governance; Business networks; Management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2011-09-12; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4586; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |