Resumo:
O objetivo do estudo é Identificar quais as práticas de governança adotadas pelas redes de empresas do Rio Grande do Sul, no seguimento de mercado e supermercados. Diante das mudanças organizacionais da evolução constante das sociedades capitalistas, as empresas passaram a cuidar mais a sua forma de gestão, criando uma nova relação entre empresas e a sociedade, abrindo espaço para as práticas de governança como um processo para melhorar a capacidade de manter a eficiência e eficácia das atividades das organizações. Quanto a metodologia, a pesquisa classifica-se como aplicada, segundo seus objetivos é definida como descritiva. Para obter os dados a cerca das práticas de governança adotadas pelas redes de empresas, foi utilizada a técnica de levantamento de dados por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas em 17 redes de empresas do estado do Rio Grande do Sul, no segmento de mercado e supermercado, que compuseram a amostra. O instrumento de coleta dos dados, abordou os objetivos que levaram a formação; atributos de interação; características da gestão; instrumentos para gestão, gestão de governança; praticas de governança adotadas pelo conselho de administração, diretoria executiva e conselho fiscal das redes. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva, na qual se calculou o Ranking Médio e Geral de escala, baseado nas respostas obtidas na escala Likert. Como resultado da pesquisa identificou-se que as redes de empresas do segmento de mercado e supermercado do estado do Rio Grande do Sul, adotam práticas de governança na sua gestão, se utilizando delas para melhorar o relacionamento entre empresa e associado.