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Política pública federal de transportes: uma avaliação das ações de infraestrutura rodoviária no Rio Grande do Sul no período de 2007 a 2010

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Autor Basso, Elisa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3038015022850902;
Orientador Tatsch, Ana Lucia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3668152093811533;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Política pública federal de transportes: uma avaliação das ações de infraestrutura rodoviária no Rio Grande do Sul no período de 2007 a 2010;
Resumo Perante o elevado número de obras e projetos em execução no Brasil, um estudo sobre a infraestrutura rodoviária de transportes, políticas públicas e a relação entre as duas se faz necessário. O presente estudo teve por objetivo avaliar as ações da política pública federal de transportes, relacionadas à infraestrutura rodoviária no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2010, representadas pelo Plano Nacional de Logística de Transportes – PNLT e pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Primeiramente foi realizada uma pesquisa sobre os principais conceitos, classificações e críticas concernentes à avaliação de políticas públicas. Em seguida foi realizado estudo sobre a infraestrutura rodoviária de transportes, incluindo o delineamento de sua atual situação no Brasil e no Rio Grande do Sul. Como forma de realizar a avaliação das ações da política de transporte, relativas à infraestrutura rodoviária foi efetuado o acompanhamento destas ações junto aos órgãos de governo relacionados ao tema, como o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Além disso, foi realizada pesquisa de campo com o intuito de avaliar se as ações em questão vão ao encontro das necessidades de seus beneficiários representados pelos empresários do setor de transporte de cargas do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas e da remessa de questionários a vinte e nove transportadoras de cargas do referido estado, além da realização de entrevistas com integrantes das entidades representativas das empresas de transportes de cargas e das empresas industriais do estado. As pesquisas realizadas permitiram a conclusão de que as ações da política pública de transportes, relacionadas à infraestrutura rodoviária, desenvolvidas para o período de 2007 a 2010 para o estado do Rio Grande do Sul, estão com diversas obras em atraso e contemplam apenas em parte as necessidades das empresas de transportes de cargas do estado, devido à obsolescência das obras frente aos atuais volumes de tráfego. Esta obsolescência ocasiona aumento de custos e a consequente redução da competitividade, engessando o desenvolvimento e crescimento do setor.;
Abstract Due to the high number of transport infrastructure projects in execution in Brazil, a study about transport infrastructure, mainly highways, public policies and the relation between them is needed. The main objective of the present study was to evaluate the actions of public policies related to transport infrastructure, specially highways, developed in Rio Grande do Sul state between 2007 and 2010, represented by the National Transport Logistics Plan and the Growth Acceleration Program. Firstly, a research about the main concepts, classification and critics about public policies evaluation was made. Secondly, a study about transport infrastructure, mainly related to highways, including its actual situation in Brazil and in the state of Rio Grande do Sul was developed. In order to perform the evaluation, the actions related to highways` infrastructure were followed through government agencies related to the theme, as the Ministry of Transport and the National Transport Infrastructure Department. In addition, a field research was held, with the aim to evaluate if the related actions meet the necessities of its beneficiaries, represented by the entrepreneurs of load transport sector in Rio Grande do Sul. The field research was developed through interviews and transmition of questionnaires to twenty nine load transport companies situated in the previously referred state, besides the interviews with local members of load transport and industrial companies’ representative’s entities. The research performed enables to reach the conclusion that actions of transport public policy, related to highways infrastructure, developed to the period of 2007 to 2010 in Rio Grande do Sul state, contain several projects which are delayed and contain only part of the necessities of load transport companies situated in the state. This is a consequence of outdated projects comparing to the actual level of traffic volume. The obsolete projects increase costs, specially related to maintenance, consequently reducing competitiveness and plastering the sector´s development and growth.;
Palavras-chave Políticas públicas; Avaliação de processo; Avaliação de produto; Infraestrutura; Rodovias; Public policies; Process evaluation; Product evaluation; Infrastructure; Highways;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-07-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4585;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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