RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“A língua é ao mesmo tempo objeto de conhecimento e ainda é o meio de você aprender o conhecimento”: língua materna e alfabetização na visão de professoras egressas do curso de pedagogia

Mostrar registro simples

Autor Azevedo, Cléia Maria Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0280207783770678;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “A língua é ao mesmo tempo objeto de conhecimento e ainda é o meio de você aprender o conhecimento”: língua materna e alfabetização na visão de professoras egressas do curso de pedagogia;
Resumo Esta pesquisa possibilita uma reflexão sobre formação e atuação profissional, a partir das vozes das professoras alfabetizadoras, usuárias da língua materna, com conhecimento específico e particularidades próprias do trabalho pedagógico. Nesta perspectiva, coloca-se o objetivo de analisar concepções sobre práticas alfabetizadoras dessas egressas do curso de Pedagogia, tendo em vista suas concepções de leitura e escrita e suas vivências como produtoras e usuárias da língua materna, considerando também o processo de formação docente. Neste cenário, busca-se compreender o jogo social entre o que tem influenciado teoricamente e produzido a sua prática pedagógica de alfabetizadoras. Participam do estudo cinco professoras alfabetizadoras, em exercício de sua docência no ciclo de alfabetização, e duas professoras formadoras, pertencentes ao grupo de coordenadores do PNAIC da Secretaria de Educação do município, todas egressas do curso de Pedagogia de uma universidade estadual da região Nordeste do Brasil. O estudo é de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida as entrevistas com as docentes envolvidas na pesquisa, além da sistematização de encontros de grupo dialogal que versavam sobre leitura, escrita, alfabetização e formação docente. Os alicerces teóricos da investigação apoiam-se em Bakhtin (2003, 2006), Faraco (2009, 2010, 2012), Kleiman (2004, 2005, 2007), Morato (2004) Soares (2005, 2010, 2013), Rego (1995), Vygotsky (1996, 1998), dentre outros. Entre as constatações do estudo destaca-se que língua, linguagem, alfabetização e letramento são conceitos produzidos na forma particular como as alfabetizadoras interagem com o fazer docente, considerando suas vivências como usuárias de língua materna constituída no curso de suas histórias de escolarização. Neste percurso, concebem a língua como objeto e meio para alcançar o conhecimento.;
Abstract This survey provides a reflection on training and professional practice, from the voices of literacy teachers, users of the mother tongue, with specific knowledge and particularities of pedagogical work. In this perspective, place to analyze conceptions of literacy teachers practices of these graduates of the Faculty of Education with a view to their conceptions of reading and writing and their experiences as producers and users of the mother tongue, also considering the teacher training process. In this scenario, we are trying to understand the social game between what has influenced theory and produced their practice of literacy teachers. Participate in the study five literacy teachers, exercising their teaching in the literacy cycle, and two forming teachers, belonging to PNAIC, coordinators group of municipality's Department of Education, all graduates of the Faculty of Education of a state university in the northeast of Brazil. The study is a qualitative approach, taking as starting point the interviews the teachers involved in research, in addition to the systematization of dialogical group meetings that focused on reading, writing, literacy and teacher training. The theoretical foundations of research support in Bakhtin (2003, 2006), Faraco (2009, 2010, 2012), Kleiman (2004, 2005, 2007), Morato (2004) Soares (2005, 2010, 2013), Rego (1995 ), Vygotsky (1996, 1998), among others. Among the study's findings highlight the language, language, literacy and literacy concepts are produced in particular how literacy teachers interact with the teacher do, considering her experiences as a mother tongue of users made in the course of their schooling stories. In this course, conceive of language as an object and means to knowledge.;
Palavras-chave Língua materna; Alfabetização; Letramento; Formação docente; Native speaker; Literacy; Reading and writing; Teacher training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-04-20;
Agência de fomento UEMA - Universidade Estadual do Maranhão;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4574;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística