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As representações das elites na mídia de colunismo social em Porto Alegre/RS: Um estudo de caso sobre o programa Sociedade com Odalgir Lazzari

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Autor Born, Ani Mari Hartz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7634605155925644;
Orientador Fragoso, Suely Dadalti;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2297271923723521;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título As representações das elites na mídia de colunismo social em Porto Alegre/RS: Um estudo de caso sobre o programa Sociedade com Odalgir Lazzari;
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal, sob a ótica da comunicação, compreender os sentidos de elite representados pelos discursos do colunismo social (produção e produto) a partir de um estudo de caso do Programa Sociedade, veiculado tanto na televisão quanto na web. O Programa Sociedade é uma produção independente do apresentador Odalgir Lazzari, que possui abrangência local (Porto Alegre), foco no público pertencente às classes sociais A e B (elite econômico-financeira). Está há 10 anos no mercado, possui premiações e é veiculado tanto na televisão, desde julho de 2000 pela Net Cidade Porto Alegre, quanto pelo portal TVI, desde março de 2008. Para empreender a resolução do objetivo principal, inicialmente contextualiza-se o Programa Sociedade, perpassando pelas características dos meios de comunicação em que ele é veiculado (televisão por assinatura e web), pelas convergências das mídias até jornalismo na web, com ênfase para as gerações do jornalismo e jornalismo de portal. A partir disso, apresenta-se o desenho metodológico embasado em uma vertente qualitativa, composto por movimentos de pesquisa da pesquisa, pesquisa teórica, pesquisa exploratória e pesquisa empírica. Com o intuito de avançar no referencial teórico, parte-se para a reflexão sobre categorias, gêneros e subgêneros jornalísticos, chegando ao colunismo social. Sendo assim, trabalha-se a história do colunismo social e os colunistas sociais matriciais, além de destacar as instituições de colunistas sociais e a fragmentação do colunismo social atual. A discussão da noção de “elite” também é outro aspecto importante, pois revela-se os subconceitos de distinção social e poder. Há ainda o resgate das elites através da história e posteriormente das elites porto-alegrenses. Com base nisso, realiza-se a análise da produção Programa Sociedade quanto à elaboração (competitividade industrial, competência comunicativa, níveis e fases de produção, ideologias profissionais, rotinas de produção e estratégia de comercialização); aos elementos do Programa Sociedade que associam à representação de elite(s) e ao entendimento sobre elites e colunismo social. Realiza-se também a análise do produto Programa Sociedade quanto aos mecanismos (estratégias discursivas) utilizados para representar a(s) elite(s) e o(s) tipo(s) de elite(s) apresentado(s). Dentre os principais resultados, verifica-se que os participantes do programa entrevistados e os colunistas sociais Walter Winchell, Manuel Müller, Ibrahim Sued e Amaury Jr. possuem muitas semelhanças com Odalgir, revelando características que estão intimamente ligadas aos aspectos de distinção. Percebe-se também que o apresentador articula uma rede de associações, cujo eixo central é o relacionamento, para representar uma elite que está imbricada ao acesso ao consumo e à utilização de determinados produtos, trabalhando diversos elementos como o vestuário, a idade, a aparência, os padrões de linguagem, as expressões corporais, a decoração, o mobiliário. Nota-se ainda que as elites buscam gostos para se diferenciarem socialmente, sejam através de elementos comercializáveis (joias, espumante, perfume, roupas) ou de elementos não comercializáveis (reconhecimento, prestígio, beleza, poder, inteligência), sendo muitos deles já sinalizadores de distinção social em épocas anteriores.;
Abstract The main objective of the present study, from the perspective of communication, is understand the meanings of elite represented by the discourses of gossip column (production and product) from a case study of the Programa Sociedade, on TV and the web. Programa Sociedade is an independent production of presenter Odalgir Lazzari, which has local coverage (Porto Alegre/Brazil), focus on the audience belonging to social classes A and B (financial-economic elite). The program are in the market for 10 years, has many awards and is broadcast both on television, since July 2000 by Net Cidade Porto Alegre,, as the TVI website since March 2008. To undertake the resolution of the main goal, initially contextualizes the Programa Sociedade, passing by the characteristics of the media in which it is broadcast (pay TV and web), the convergence of media journalism to the Web, with emphasis on the generation journalism and journalism portal. From this, we present the methodological approach grounded in a qualitative component, consisting of movements of the survey research, theoretical research, exploratory and empirical research. In order to advance the theoretical reference, we proceed to consideration of categories, kind and subkinds of journalism, even to the gossip column. Thus, it works the story of gossip column and matrix social columnist, in addition to highlighting the institutions of gossip columnists and the fragmentation of current gossip columnist. The discussion of the concept of "elite" is also another important aspect, because it proves the subconcepts of social distinction and power. There is also the redemption of elites throughout history and subsequently the elite of Porto Alegre/Brazil. On this basis, we perform analysis of current Programa Sociedade for the preparation (industrial competitiveness, communicative competence, levels and stages of production, professional ideologies, practices of production and marketing strategy), to members of the Programa Sociedade involving the representation elite (s) and the understanding of elites and gossip columnist. It's also the analysis of the product as to the mechanisms Programa Sociedade (discursive strategies) used to represent elite and type or types elite. Among the results, it appears that the program participants interviewed and the gossip columnists Walter Winchell, Manuel Müller, Ibrahim Sued Amaury Jr. and have many similarities to Odalgir, revealing features that are closely linked to aspects of distinction. It is also evident that the presenter articulates a network of associations, whose main thrust is the relationship, to represent elite that is embedded access to consumption and the use of certain products, working various elements such as clothing, age, appearance and patterns of language, body language, decoration, furniture. Note also that elites seek to differentiate themselves socially tastes, whether through tradable items (jewelry, champagne, perfume, clothes) or non-tradable elements (recognition, prestige, beauty, power, intelligence), and many of them have flags of social distinction in earlier times.;
Palavras-chave Product; Production; Gossip column; Programa Sociedade; Produto; Produção; Colunismo social; Elites;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2011-01-14;
Agência de fomento ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4551;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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