Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal, sob a ótica da comunicação, compreender os sentidos de elite representados pelos discursos do colunismo social (produção e produto) a partir de um estudo de caso do Programa Sociedade, veiculado tanto na televisão quanto na web. O Programa Sociedade é uma produção independente do apresentador Odalgir Lazzari, que possui abrangência local (Porto Alegre), foco no público pertencente às classes sociais A e B (elite econômico-financeira). Está há 10 anos no mercado, possui premiações e é veiculado tanto na televisão, desde julho de 2000 pela Net Cidade Porto Alegre, quanto pelo portal TVI, desde março de 2008. Para empreender a resolução do objetivo principal, inicialmente contextualiza-se o Programa Sociedade, perpassando pelas características dos meios de comunicação em que ele é veiculado (televisão por assinatura e web), pelas convergências das mídias até jornalismo na web, com ênfase para as gerações do jornalismo e jornalismo de portal. A partir disso, apresenta-se o desenho metodológico embasado em uma vertente qualitativa, composto por movimentos de pesquisa da pesquisa, pesquisa teórica, pesquisa exploratória e pesquisa empírica. Com o intuito de avançar no referencial teórico, parte-se para a reflexão sobre categorias, gêneros e subgêneros jornalísticos, chegando ao colunismo social. Sendo assim, trabalha-se a história do colunismo social e os colunistas sociais matriciais, além de destacar as instituições de colunistas sociais e a fragmentação do colunismo social atual. A discussão da noção de “elite” também é outro aspecto importante, pois revela-se os subconceitos de distinção social e poder. Há ainda o resgate das elites através da história e posteriormente das elites porto-alegrenses. Com base nisso, realiza-se a análise da produção Programa Sociedade quanto à elaboração (competitividade industrial, competência comunicativa, níveis e fases de produção, ideologias profissionais, rotinas de produção e estratégia de comercialização); aos elementos do Programa Sociedade que associam à representação de elite(s) e ao entendimento sobre elites e colunismo social. Realiza-se também a análise do produto Programa Sociedade quanto aos mecanismos (estratégias discursivas) utilizados para representar a(s) elite(s) e o(s) tipo(s) de elite(s) apresentado(s). Dentre os principais resultados, verifica-se que os participantes do programa entrevistados e os colunistas sociais Walter Winchell, Manuel Müller, Ibrahim Sued e Amaury Jr. possuem muitas semelhanças com Odalgir, revelando características que estão intimamente ligadas aos aspectos de distinção. Percebe-se também que o apresentador articula uma rede de associações, cujo eixo central é o relacionamento, para representar uma elite que está imbricada ao acesso ao consumo e à utilização de determinados produtos, trabalhando diversos elementos como o vestuário, a idade, a aparência, os padrões de linguagem, as expressões corporais, a decoração, o mobiliário. Nota-se ainda que as elites buscam gostos para se diferenciarem socialmente, sejam através de elementos comercializáveis (joias, espumante, perfume, roupas) ou de elementos não comercializáveis (reconhecimento, prestígio, beleza, poder, inteligência), sendo muitos deles já sinalizadores de distinção social em épocas anteriores.