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Circuitos comunicacionais ativados pela autorreferência didática no jornalismo: o caso do profissão repórter

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Autor Klein, Eloísa Joseane Da Cunha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4478473359082044;
Orientador Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Circuitos comunicacionais ativados pela autorreferência didática no jornalismo: o caso do profissão repórter;
Resumo A pesquisa define-se como um estudo de caso que toma como objeto central o programa televisivo Profissão Repórter, exibido semanalmente desde 2008 pela Rede Globo, às terças-feiras, na faixa de horário das 23h30min, antes do último telejornal de rede. Pelo estudo de caso do Profissão Repórter, a pesquisa efetua a problematização do jornalismo e as interações sociais através dele articuladas, em processo de transformação na sociedade em midiatização. A pesquisa realizada é de base empírica, com acionamento de uma multiplicidade de ângulos para iluminar aspectos específicos do caso estudado e aspectos transversais, que permitem a realização de inferências sobre o contexto social e a inserção na dinâmica televisiva. O Profissão Repórter se constrói como objeto pertinente para observar as transformações na caracterização dos gêneros jornalísticos, tendo em conta a imbricação com lógicas derivadas de gêneros não factuais e associados ao entretenimento. A singularidade de Profissão Repórter está num modelo estrutural organizado por processos autorreferenciais, que endereçam elementos didáticos sobre a atividade jornalística ao espectador.;
Abstract This research is defined as a case study which takes as its central object the television programme “Profissão Repórter”, aired weekly since 2008 by Rede Globo, on Tuesdays, in the range of 11:30 hours PM, before the last television newscast. For the case study of “Profissão Repórter”, the research studies the journalism and the social interactions articulated in the process of transformation of society in mediatization. The research is empirically based, and highlights specific questions and transversal aspects, which allow inferences about the social context and the dynamic insertion in television. “Profissão Repórter” presents itself as appropriate to observe the changes in the characterization of journalistic genres, taking into account its overlapping with entertainment genres. The uniqueness of Profissão Repórter is a structural model of self-reference, addressing didactic elements on the journalistic activity to the viewer.;
Palavras-chave Profissão Repórter; Autorreferencialidade; Circulação social; Midiatização; Self-reference; Questões didáticas; Social Circuits; Mediatization; Didactic questions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2012-04-12;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4473;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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