Resumo:
No Design Estratégico, o produto é considerado como parte de um sistema – o Sistema Produto-Serviço – ampliando sua concepção e atribuindo ao design uma perspectiva estratégica. Sob a ótica do Design Estratégico, o ponto de venda, como um espaço de interações diversas entre a organização e o usuário, pode ser projetado de modo global, para que os indivíduos usufruam de experiências que visem criar vínculos afetivos, o que inclui todas as formas de estimulação do usuário. Dentre as diversas abordagens que permitem trabalhar a relação entre projetos de design e a experiência do usuário, este estudo adota a perspectiva de Jordan (1999) sobre a personalidade do produto. Essa concepção inclui o uso de uma técnica chamada de Atribuição de Personalidade ao Produto (APP) que propõe a compreensão dos produtos como entes vivos, dotados de personalidades – sendo atribuídos traços de personalidade humana aos produtos associados às suas qualidades estéticas. De modo específico, a dimensão sonora do objeto “sapato de salto” – resultante da interação entre diferentes tipos de solados com pisos distintos – e a atribuição de personalidade a estes estímulos sonoros consistem no foco do presente estudo, que pretende explorar as possibilidades de qualificação da experiência dos usuários em lojas de varejo feminino através do som, buscando responder ao seguinte problema: de que forma o Design Estratégico, com base na compreensão da dimensão sonora da personalidade do produto “sapato de salto”, pode contribuir com o design do ponto de venda? Para tanto, resgatam-se visões de alguns autores que abordam os principais temas a serem tratados: Design Estratégico, Sistema Produto-Serviço e Design para a Experiência, cujo foco será a abordagem de Jordan (1999) no que se refere ao conceito de “personalidade do produto”. Assim, por meio de uma pesquisa experimental – realizada com base nos estímulos sonoros decorrentes da interação entre diferentes tipos de solados e pisos –, pretendeu-se compreender a relação entre o som e a personalidade do objeto “sapato de salto”. Estas percepções podem contribuir para a concepção de lojas de varejo, já que a interação sonora entre este calçado com tipos de pisos distintos pode ser vista como um gatilho para experiências positivas. Os resultados indicam que é possível manipular a personalidade do produto por meio de sons advindos da interação entre os materiais utilizados nele e no ambiente. Assim, este estudo reforça a importância do som como uma dimensão capaz de atribuir personalidades ao produto, intermediando e favorecendo, portanto, a experiência envolvida na interação usuário-produto-ambiente.