Resumo:
Em setores complexos como o de vestuário, no qual a competitividade está atrelada à diferenciação dos produtos, realizar estudos setoriais que possibilitem identificar e prospectar tendências é essencial para o desenvolvimento de estratégias que auxiliem no posicionamento competitivo do setor. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo aplicar a abordagem sistêmica com o intuito de buscar melhorias alavancadoras do desempenho de um setor. O método de pesquisa abordado foi o Design Science Research, que se caracteriza por ser um processo que usa o conhecimento para projetar artefatos que serão utilizados e submetidos à análise para verificar sua eficácia. Nessas condições, foram aplicados o Pensamento Sistêmico e o Planejamento por Cenários no Setor de Vestuário, especificamente na região norte do Rio Grande do Sul, denominada Alto Uruguai. Inicialmente, conceituou-se a problemática envolvida neste estudo, construiu-se o referencial teórico, abordando-se os principais tópicos para o desenvolvimento da pesquisa, sendo que, posteriormente, foram propostos esboços de pesquisa e, na sequência, realizou-se a aplicação. Ao final, foi feita uma avaliação, buscando evidências sobre o método aplicado e sua efetividade, bem como para atender a um dos objetivos específicos. Como resultados, a pesquisa apresenta um Modelo de Governança visando à sinergia dos diversos atores do setor, um Plano de Ação desenvolvido para a efetividade das ações de alavancagem do segmento, além de um banco de dados inicial do mesmo, contendo as variáveis importantes para o seu contexto. Por fim, evidencia-se, através das entrevistas e da aprendizagem relatada, que o método aplicado permite o entendimento das variáveis que circundam o setor, sendo aplicável para estudos setoriais.