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Juventude e cidadania: usos das mídias digitais na ONG Aldeia, em Fortaleza, e no projeto KDM, em Barcelona

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Autor Lopes, Daniel Barsi;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5394398062557794;
Orientador Cogo, Denise Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5580285310605978;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Juventude e cidadania: usos das mídias digitais na ONG Aldeia, em Fortaleza, e no projeto KDM, em Barcelona;
Resumo Esta pesquisa analisa os processos sociocomunicacionais tecidos pelos jovens quando eles deixam a condição de serem apenas audiência dos meios de comunicação e passam a ser, também, produtores de conteúdos midiáticos e gestores de políticas comunicacionais, através da atuação em projetos socioculturais que trabalham com a inserção cidadã de jovens em situação de exclusão, a partir dos usos das mídias digitais. Para dar conta disto, a pesquisa – de caráter qualitativo e desenvolvida sob uma perspectiva multimetodológica – realiza um estudo de dois casos específicos, nos quais se verificam essas relações entre as novas tecnologias da comunicação e as mobilizações coletivas. Os jovens informantes desta investigação participam da associação Aldeia, localizada em Fortaleza (Brasil), que trabalha com jovens moradores de periferia, em especial com rapazes e moças que vivem no Morro Santa Terezinha; e do projeto KDM, que se desenvolve em Barcelona (Espanha), e cujo foco de ação se volta para as relações de integração entre jovens migrantes e autóctonos. A pesquisa alicerça-se teoricamente a partir de determinados eixos: a construção social do conceito de juventude e a ambivalência que cerca esta faixa etária; a trajetória dos movimentos sociais e seu encontro com as questões identitárias e culturais; a concepção da comunicação cidadã, que se dá a partir da reconfiguração dos fluxos comunicacionais; a ampliação da noção de cidadania, para além dos direitos sociais, políticos e civis; e a centralidade das mídias digitais e suas relações com o exercício cidadão, potencializadas através da emergência dos receptores-produtores de comunicação. Três aspectos centrais são levantados com a investigação: 1) a complementaridade das mídias analógicas e digitais e das relações online e offline nas práticas cotidianas dos jovens pesquisados; 2) os sentidos de cidadania voltados para uma demanda de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho; 3) a ausência de uma perspectiva mais crítica de leitura dos meios de comunicação e de análise das estruturas sociais, o que configura uma comunicação cidadã que não tem explorado todo o seu potencial de transformação das mídias e da sociedade.;
Abstract This research analyzes the sociocommunicational processes produced by the young people when they leave the condition of being only part of the audience and start to be, as well, producers of mediatic content and managers of communicational policies, by acting in sociocultural projects that deal with citizenship insertion of young people in situation of social exclusion, through the use of digital medias. To achieve it, the research – qualitative and developed under a multimethodological perspective – studies two specific cases, where these relations between new communicational technologies and collective mobilizations can be identified. The protagonists of this investigation participate of Aldeia association, in Fortaleza (Brazil), that works with young inhabitants of unprivileged areas, specially with boys and girls that live in Morro Santa Terezinha; and of the Project KDM, developed in Barcelona (Spain), that focus the integration relations between young migrants and autochthonous. The research is theoretically based on determined axes: the social construction of the concept of youth and the ambivalence of this age group; the trajectory of social movements and its convergences with identity and cultural issues; the concept of citizen communication, by the reconfiguration of communicational flows; the extension of citizenship notions, beyond the social, political and civil rights; and the centrality of digital medias and its relations with the citizen exercise, potentiated through the emergency of communication receptors-producers. Three main aspects are presented with the investigation: 1) the complementarity of analogical and digital medias and the online and off-line relations in the daily practices of the researched young people. 2) The sense of citizenship turned to a demand of professionalization and insertion in the job market. 3) The lack of a more critical perspective on reading communicational means and analyzing social structures, which sets a citizen communication that doesn’t explore all its potential of transforming media and society.;
Palavras-chave Juventude; Cidadania; Mídias digitais; Movimentos sociais; Youth; Citizenship; Digital medias; Social movements;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2012-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4156;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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