Resumo:
O crescimento da dinâmica na indústria automotiva, e a complexidade das relações entre clientes e fornecedores, trazem a necessidade de se administrar e solucionar problemas cada vez mais complexos. As empresas-clientes, por sua vez, definem e aplicam indicadores para avaliação do desempenho de seus fornecedores, de modo a garantir a integridade do fornecimento. Porém, à medida que diversos fatores interrelacionam-se neste ambiente, os resultados são aquém dos esperados, pois não refletem as expectativas do cliente, assim como não permitem a real compreensão da realidade do ambiente no qual cliente e fornecedores estão inseridos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um método de análise e proposição de indicadores sistêmicos para avaliação de fornecedores. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, caracterizada pela aprendizagem coletiva e contínua. Uma adaptação do Método Sistêmico, roteiro de aplicação do Pensamento Sistêmico, aos objetivos desta pesquisa foi elaborada e aplicada em uma empresa de componentes automotivos. A primeira fase gerou a adaptação do método proposto; na segunda, foram realizadas as avaliações do método de análise e proposição de indicadores sistêmicos para avaliação fornecedores. Associadas à pesquisa-ação, para subsidiar a proposição do método, foram realizadas reuniões de trabalho com as partes interessadas. Os resultados obtidos, a aprendizagem relatada e as possíveis aplicações identificadas indicam que o método proposto permite a análise e proposição de indicadores sistêmicos para avaliação de fornecedores, por intermédio do Pensamento Sistêmico.