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Hipertexto: a não-linearidade traça seus caminhos – um estudo sobre a organização hipertextual

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Autor Luz, Keli Andrisi Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2080939698538802;
Orientador Fraga, Dinorá Moraes de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2667993955051940;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Hipertexto: a não-linearidade traça seus caminhos – um estudo sobre a organização hipertextual;
Resumo A não-linearidade tem sido apontada como uma das principais características do hipertexto, nele a sequencialidade não linear pode sugerir imprecisão lógica ou estrutural, ou falta de coesão linguística. Investigar sobre a organização do hipertexto, nos estudos linguísticos é fundamental para que ele seja compreendido como texto, a partir de enunciações digitais e da leitura do sujeito. A pesquisa a ser apresentada investigou ações e movimentos hipertextuais que possibilitaram propor a existência de uma organização linguística hipertextual, a partir da produção textual dos alunos, com hipertextos. Tais ações e movimentos hipertextuais foram identificados e analisados, em uma pesquisa empírica de cunho participante (WELLS, 2007), a partir de gravações em vídeo, produzidas durante o processo de busca por informações na internet, para a realização de um trabalho escolar por um grupo de estudantes de uma escola pública do município de Novo Hamburgo. Para analisar os dados, o referencial teórico teve características de interdisciplinaridade, trabalhando com os seguintes conceitos: hipertexto (LANDOW, 1995; 1997); referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2003), concepção cultural de produção de sentido, construída a partir do cotidiano, (CERTEAU, 1994), estendido através de (LEMOS, 2001) com o ciber flânerie. A partir da leitura em contexto digital, a pesquisa identificou ações hipertextuais realizadas pelos usuários, as quais desencadeiam movimentos hipertextuais recorrentes com funções anafóricas e dêiticas, que possibilitam o reconhecimento de uma organização para o hipertexto. A análise permitiu verificar que as funções anafóricas e dêiticas são constituidoras da referenciação no hipertexto e responsáveis por sua organização, possibilitando que o texto digital seja compreendido como um processo de produção textual constituído pelos recursos da linguagem digital.;
Abstract Non-linearity has been claimed to be one of the main characteristics of hypertext, in which non-linear sequence may suggest logical or structural imprecision, or even lack of linguistic cohesion. Investigating the hypertext structure in linguistics is fundamental for it to be understood as a text in a perspective of digital utterances and of the reader. This research investigates hypertextual actions and moves that allow the existence of a hypertextual structure to be proposed using as it corpus students compositions with hypertexts. Such hypertextual actions and moves are identified and analyzed in an empiric participative research (WELLS, 2007), from video recordings made in the process of searching for information on the internet in order for a school paper to be done by a group of students from a public school in Novo Hamburgo, Brazil. The theoretical references have an interdisciplinary characteristic to analyze the data by working with the following concepts: hypertext (LANDOW, 1995; 1997); referenciation (MONDADA; DUBOIS, 2003); cultural conception of sense production, built from the daily life (CERTAU, 1994), and expanded via Lemos’ (2001) cyberspacial flaneurie. From the reading in the digital context, this research has identified the hypertextual actions deployed by the users, which engender anaphoric and deictic hypertextual moves, which facilitate the acknowledgment of a structure for the hypertext. The analysis has allowed the verification of the anaphoric and deictic functions as constitutes of referenciation in the hypertext and as responsible for its structure, which fosters the understanding of the digital text as a process of composition constituted by digital language resources.;
Palavras-chave Hipertexto; Ação; Anáfora; Dêixis; Organização; Hypertext; Action; Anaphora; Structure;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-09-03;
Agência de fomento Milton Valente;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4100;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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