Resumo:
Esta pesquisa propôs uma associação entre a moulage e a metodologia do Design Estratégico por meio da etapa metaprojetual Dentre as modalidades de representação na Moda (uma das subáreas do Design), a moulage é uma técnica de modelagem tridimensional, a qual consiste em modelar o tecido diretamente sobre o corpo ou manequim, aplicada geralmente no final do processo de Moda, na etapa de Modelagem. O Design Estratégico, uma das vertentes do Design, é composto por uma etapa anterior à de projeto, denominada metaprojetual, a qual consiste na pesquisa e interpretação de dados do problema de design para direcionar a geração de propostas conceituais de projeto, denominadas concepts. Tanto o Design Estratégico quanto a Moda são áreas de caráter projetual e criativo que utilizam técnicas de representação como forma de tangibilizar e visualizar o conceito do projeto. O objetivo da presente pesquisa de caráter exploratório e qualitativo foi analisar o deslocamento da técnica de moulage para a etapa metaprojetual a fim de construir concepts. Para tal, elaborou-se um Exercício Projetual através da metodologia do Design Estratégico que consistiu em solucionar um briefing de Design de Moda, utilizando a moulage durante o processo de construção do concept. O exercício foi aplicado a oito duplas de voluntários, compostos por um designer de moda e um designer. Através de vídeos gravados durante a execução do exercício e de entrevistas abertas realizadas após o mesmo, analisou-se como as duplas utilizaram a moulage para gerar e representar suas ideias na elaboração dos concepts. Os resultados apontaram que a moulage, sendo utilizada de modo experimental durante a etapa metaprojetual, contribuiu como um estímulo para potencializar a geração e a representação das ideias dos participantes, bem como, auxiliou a construir, a visualizar e a materializar o concept.