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O scarpin como sistema produto serviço para despertar experiências positivas entre as usuárias

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Autor Velho, Adriana Galli;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2155274566754681;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O scarpin como sistema produto serviço para despertar experiências positivas entre as usuárias;
Resumo Esta pesquisa explora de que forma a análise de concerns (que são as disposições que as pessoas trazem para o processo emocional em relação ao produto, neste caso, o scarpin) das usuárias de scarpins pode contribuir para o design de sistema-produto-serviço com foco em estimular experiências positivas entre estas usuárias. Assim, primeiramente, é feita uma revisão teórica das abordagens que permeiam o tema em questão, que são o design estratégico e o design para emoção. O trabalho é amparado pela Teoria dos Appraisals, que trata das emoções que são despertadas através de avaliações (appraisals) que ocorrem como resultado entre a interação das pessoas com produtos ou serviços. Para elucidar estas articulações, objetivou-se principalmente compreender como a construção de um concern profile (que é uma maneira de formatar a compreensão do usuário através das disposições que o usuário projeta sobre determinado estímulo ou artefato) pode contribuir para o design de sistema-produto-serviço (SPS) com foco em estimular experiências positivas entre as usuárias. Como objetivos específicos buscou-se compreender os concerns das usuárias de scarpins em relação ao produto; sistematizar um concern profile com base na análise; e avaliar o potencial da análise dos concerns para o design de sistema-produto-serviços na percepção de designers. Para que se pudesse encontrar resultados relevantes foram realizadas entrevistas em profundidade com usuárias de scarpins e, com base nas categorias extraídas nesta fase, se construiu um concern profile deste público. Na segunda etapa entregou-se estas informações aos designers, através de entrevistas em profundidade, para que assim pudessem avaliar a utilidade do concern profile definido anteriormente para o design de SPSs na ótica do design estratégico. Como resultados foram avaliadas estas demandas das usuárias e feitas conexões com possíveis projetos que estimulassem experiências positivas delas com o scarpin, através das articulações do SPS em consonância com o Design Estratégico.;
Abstract This research explores how the users scarpins’ analysis concerns (which are the provisions that people bring to the emotional process for the product, in this case the scarpin) can contribute to the system - product - service design focusing on stimulating positive experiences between these users. So, first, is made a theoretical review of the approaches that underlie the subject in question, which are the strategic design and design emotion. The work is supported by the Appraisals Theory, which deals with emotions that are perceived through evaluations (appraisals) occurring as a result of the interaction of people with products or services. To elucidate these joints objective is primarily to understand how to build a concern profile (which is a way to format user understanding through the provisions that the user designs on a particular stimulus or artifact) can contribute to the system - product - service design (SPS) focusing on stimulating positive experiences among users. The specific objectives we seek to understand the concerns of scarpins users for the product; systematize a concern profile based on the analysis; and evaluate the potential of the analysis of concerns for the design system - product-services in the perception of designers. In order to find relevant results were conducted in-depth interviews with scarpins users and, based on the categories drawn at this stage, constructs a profile of this public concern. In the second stage gave this information to the designers, through in-depth interviews, so that they could evaluate the usefulness of concern profile defined above for SPSs design from the viewpoint of strategic design. The results were evaluated these demands of users and made several connections with possible projects that stimulate positive experiences with them scarpin, through the joints of the SPS in line with the Strategic Design.;
Palavras-chave Sistema-produto-serviço; Design estratégico; Design para emoção; Teoria dos Apprasails; Concerns; System – product –service; Strategic design; Design emotion; Apprasails theory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3932;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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