Abstract:
Esta pesquisa explora de que forma a análise de concerns (que são as disposições que as pessoas trazem para o processo emocional em relação ao produto, neste caso, o scarpin) das usuárias de scarpins pode contribuir para o design de sistema-produto-serviço com foco em estimular experiências positivas entre estas usuárias. Assim, primeiramente, é feita uma revisão teórica das abordagens que permeiam o tema em questão, que são o design estratégico e o design para emoção. O trabalho é amparado pela Teoria dos Appraisals, que trata das emoções que são despertadas através de avaliações (appraisals) que ocorrem como resultado entre a interação das pessoas com produtos ou serviços. Para elucidar estas articulações, objetivou-se principalmente compreender como a construção de um concern profile (que é uma maneira de formatar a compreensão do usuário através das disposições que o usuário projeta sobre determinado estímulo ou artefato) pode contribuir para o design de sistema-produto-serviço (SPS) com foco em estimular experiências positivas entre as usuárias. Como objetivos específicos buscou-se compreender os concerns das usuárias de scarpins em relação ao produto; sistematizar um concern profile com base na análise; e avaliar o potencial da análise dos concerns para o design de sistema-produto-serviços na percepção de designers. Para que se pudesse encontrar resultados relevantes foram realizadas entrevistas em profundidade com usuárias de scarpins e, com base nas categorias extraídas nesta fase, se construiu um concern profile deste público. Na segunda etapa entregou-se estas informações aos designers, através de entrevistas em profundidade, para que assim pudessem avaliar a utilidade do concern profile definido anteriormente para o design de SPSs na ótica do design estratégico. Como resultados foram avaliadas estas demandas das usuárias e feitas conexões com possíveis projetos que estimulassem experiências positivas delas com o scarpin, através das articulações do SPS em consonância com o Design Estratégico.