Resumo:
O estresse e a Síndrome de Burnout tem se apresentado como um dos principais problemas de sáude na profissão docente. Com intuito de aprofundar o conhecimento acerca do tema, realizaram-se dois estudos empíricos com professores do ensino privado do Rio Grande do Sul. O primeiro (Seção 1) intitulado O Estresse Ocupacional em Professores Universitários do Ensino Privado, teve por objetivo investigar os fatores de estresse ocupacional presentes no trabalho de professores universitários. Para dar conta deste propósito, empregou-se o método qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Foram entrevistados nove docentes do ensino superior que atuam na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os participantes foram sorteados e contatados via telefone, o acesso aos dados se deu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado individualmente. A análise dos resultados teve como base a Análise de Conteúdo que permitiu a elaboração de quatro temáticas: fatores de estresse relacionados à sobrecarga de trabalho, fatores de estresse nas relações interpessoais no trabalho, o trabalho docente e suas repercussões na sáude e sugestões de intervenções no trabalho docente. Cada uma das temáticas encontra-se subdividida em categorias e subcategorias. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: a sobrecarga de trabalho dentro e fora do ambiente acadêmico, os prazos e as cobranças, as dificuldades de relacionamento com a chefia e com os alunos e os prejuízos na saúde. O segundo estudo (seção 2) denominado Fatores Preditores da Síndrome de Burnout em Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, empregou o método quantitativo de caráter correlacional e explicativo. O objetivo desta investigação foi analisar os fatores preditores das dimensões da Síndrome de Burnout. Para isso, o estudo obteve uma amostra de 202 professores do ensino privado, que estão distribuídos na Região Metropolitana de Porto Alegre e em cinco cidades do interior do Estado. A coleta dos dados realizou-se através de dois instrumentos: o Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout e um Questionário de Fatores Sócio Demográficos, Psicossociais e de Estresse Laboral, enviados via correio aos participantes. Os docentes foram sorteados de acordo com a cidade e a instituição onde trabalham. O acesso a estes se deu via e-mail e/ou telefone. A análise dos dados foi realizada no programa SPSS for Windows, por meio de Análises Descritivas e da Análise de Regressão Linear Múltipla modelo Stepwise. Os resultados indicam um conjunto de variáveis explicativas para cada dimensão da Síndrome de Burnout. A maior parte dos fatores preditores, dizem respeito, à organização do trabalho. Destaca-se que, algumas dificuldades 12 em relação aos alunos, compõe a maioria das variáveis preditoras e apresentam-se em três modelos explicativos dentre as quatro dimensões que compõe a Síndrome de Burnout.