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O sutiã como mercadoria contemporânea em uma perspectiva cognitiva

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Autor Greggianin, Mônica;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9785672942781483;
Orientador Tonetto, Leandro Miletto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O sutiã como mercadoria contemporânea em uma perspectiva cognitiva;
Resumo O estudo a seguir tem como objetivo compreender o sutiã como mercadoria contemporânea a partir da análise cognitiva da experiência da usuária. Sua base encontra-se, além do design estratégico e dos conceitos de mercadoria contemporânea, na compreensão da evolução do sutiã como peça de design e mercadoria contemporânea de grande valor simbólico para a mulher. Para a compreensão do sutiã como mercadoria contemporânea em perspectiva cognitiva foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com objetivo de mapear os tipos de experiência emocional que as usuárias têm com seus sutiãs preferidos, relacionar tais tipos de experiência a elementos técnicos de projeto e discutir a relação entre mercadoria contemporânea e experiência do usuário, em uma perspectiva cognitiva. Realizou-se um instrumento de coleta de dados com base na teoria dos Appraisals (DESMET, 2002), das escalas de Self-Assessment-Manikin (SAM) (LANG, 1980) e do método de mensuração de emoções de Scherer (2005) para a realização da pesquisa com 182 mulheres. A análise das respostas deste questionário permitiu a redução dos dados em cinco fatores emocionais baseados em Sexualidade, Conforto, Adoração, Ânimo e Fé, sendo possível o uso de cinco distintas personas para a discussão dos resultados.;
Palavras-chave Mercadoria contemporânea; Sutiã; Design para emoção; Teoria dos appraisals;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3863;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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