Resumo:
O estudo a seguir tem como objetivo compreender o sutiã como mercadoria contemporânea a partir da análise cognitiva da experiência da usuária. Sua base encontra-se, além do design estratégico e dos conceitos de mercadoria contemporânea, na compreensão da evolução do sutiã como peça de design e mercadoria contemporânea de grande valor simbólico para a mulher. Para a compreensão do sutiã como mercadoria contemporânea em perspectiva cognitiva foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com objetivo de mapear os tipos de experiência emocional que as usuárias têm com seus sutiãs preferidos, relacionar tais tipos de experiência a elementos técnicos de projeto e discutir a relação entre mercadoria contemporânea e experiência do usuário, em uma perspectiva cognitiva. Realizou-se um instrumento de coleta de dados com base na teoria dos Appraisals (DESMET, 2002), das escalas de Self-Assessment-Manikin (SAM) (LANG, 1980) e do método de mensuração de emoções de Scherer (2005) para a realização da pesquisa com 182 mulheres. A análise das respostas deste questionário permitiu a redução dos dados em cinco fatores emocionais baseados em Sexualidade, Conforto, Adoração, Ânimo e Fé, sendo possível o uso de cinco distintas personas para a discussão dos resultados.