Resumo:
O objetivo principal desta pesquisa é investigar os processos comunicativos presenciais e digitais nas relações culturais/identitárias da comunidade CS POA (Couchsurfingem Porto Alegre) e as perspectivas que oferecem para a cidadania comunicativa e cultural, pensando nas marcas, mediações e interações da comunidade. Para dar conta da complexidade de nosso objeto, fazemos uma contextualização que envolve os processos transmidiáticos, de midiatização e de globalização, apresentando as redes sociais Couchsurfinge Facebook, a partir das quais CS POA constitui seu cenário digital, e a própria comunidade. Nossa pesquisa tem base em conceitos e teorias relativos às comunidades, às comunidades virtuais e às redes sociais, para entender uma comunidade configurada por cenários presenciais e digitais. Nossa base teórica também é constituída por teorias que tratam das apropriações, das mediações, da cultura, da identidade, da cultura da hospitalidade e da cidadania cultural e comunicativa. Nas estratégias metodológicas, trabalhamos uma combinação dos métodos etnográfico e netnográfico, cuja aproximação empírica contou com a realização de uma pesquisa exploratória. A pesquisa sistemática contou com a entrevista de oito membros da comunidade, com a elaboração de um diário de campo e com observações das interações presenciais e digitais de CS POA. Dentre os resultados obtidos, houve a constatação que marcas culturais gaúchas podem tanto potencializar a hospitalidade na comunidade quanto restringir pontualmente suas práticas cidadãs. As regras tácitas e explícitas da comunidade constituem aspectos de sua identidade e visam o respeito à diversidade dos sujeitos, embora haja subversões. As interações digitais muitas vezes convergem para um estímulo às interações presenciais entre os integrantes de CS POA.