RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A midiatização dos comportamentos femininos: uma análise dos blogs de revistas e da busca pelo aconselhamento nas redes

Mostrar registro simples

Autor Costa, Daiane dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3905595253631820;
Orientador Braga, José Luiz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4251781990514288;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A midiatização dos comportamentos femininos: uma análise dos blogs de revistas e da busca pelo aconselhamento nas redes;
Resumo A presente dissertação estuda blogs femininos de revistas, no contexto brasileiro, em que mulheres relatam experiências pessoais e profissionais ao atualizar suas práticas e convicções diárias em sites de redes sociais, além de blogar essas informações em ambientes de revistas e portais. Foram examinados oito espaços hospedados nos sites das revistas NOVA, Claudia, Marie Claire e TPM (Trip Para Mulher). A pesquisa aborda a interface entre comunicação e o fenômeno da midiatização dos comportamentos femininos na internet; reflete sobre o funcionamento dos ambientes digitais em questão, a circulação com base nos fluxos e rituais de interação e performance de gênero, na atualidade. Como conclusão, apontamos as estratégias interacionais, os femininos que nascem, circulam e transbordam naqueles ambientes online.As experiências vivenciadas e mostradas não poderiam ser descritas ou interpeladas apenas pelas revistas, mas são viabilizadas nos blogs de maneira subjetiva, como ocorre em demais redes sociais, aproximando-se de práticas sociais engendradas e estabelecidas naqueles espaços. Depois de uma observação descritiva de cada um dos oito blogs – que constituem os casos estudados – uma análise transversal permitiu apreender os aspectos levantados pela problematização que dá eixo à pesquisa.;
Abstract The dissertation studies feminine blogs from a group of magazines in the Brazilian context where women report their personal and professional experiences in order to update their daily practices and beliefs on social networking sites, as well as blogging these information in the environment of portals and magazines. The amount of eight spaces hosted on the websites of NOVA, Claudia, Marie Claire and TPM ("Trip For Woman") magazines is explored through this work from the perspective of some studies that address the interface between social communication and the phenomenon of mediatization of the female behaviors on the internet, considering the operation of digital environments in question, the circulation based on information flows and interactive rituals and the gender performance of the contemporaneity. In conclusion, it is pointed out that, through interactional strategies, the womanhoods that are born, circulate and overflow onthose onlineenvironments consist of experiences that could not be described or challenged only by magazines, but also by a subjective scope as in the other social networks, approaching social practices already established by users and engendered in those spaces. After a descriptive observation of each of the eight blogs - which are the cases studied - a cross-section allow seize problematic issues raised by the research that gives axis.;
Palavras-chave Blogs; Revistas femininas; Midiatização; Redes sociais; Interação; Women's magazines; Mediatization; Social networks; Interaction;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-04-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3809;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística