Abstract:
Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a construção do acontecimento jornalístico, em tempos de avanço das mídias sociais digitais, tomando como base os estudos sobre acontecimento, critérios de noticiabilidade e cultura da convergência. Para isso, parto do pressuposto de que a construção do acontecimento jornalístico tem se reconfigurado, a partir do avanço da utilização das mídias sociais digitais pelos sujeitos, tensionando o processo linear de produção da notícia (emissor - mensagem - receptor). Para refletir sobre este pressuposto elegi o "Acontecimento Geisy Arruda - Uniban", que primeiro circulou no YouTube, em blogs, no Twitter e depois foi transformado em acontecimento jornalístico pelos portais e pelos meios de comunicação tradicionais. Utilizo a perspectiva cartográfica para dar conta de mapear o fluxo do acontecimento jornalístico e seus desdobramentos nos portais G1, R7 e Terra, identificar os platôs desse acontecimento e as questões externas e internas que configuram o acontecimento jornalístico. Construo o mapa do "Acontecimento Jornalístico Geisy Arruda - Uniban" a partir das 960 matérias publicadas nos três portais, desde a publicação dos vídeos no YouTube, no dia 22 de outubro de 2009, até o lançamento da biografia "Vestida para Causar", no dia 17 de novembro de 2010.