RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A construção do acontecimento jornalístico Geyse Arruda - Uniban: do vídeo no YouTube à biografia

Mostrar registro simples

Autor Baccin, Alciane Nolibos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6112297707028956;
Orientador Kuschick, Christa Liselote Berger Ramos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8107590943446952;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A construção do acontecimento jornalístico Geyse Arruda - Uniban: do vídeo no YouTube à biografia;
Resumo Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a construção do acontecimento jornalístico, em tempos de avanço das mídias sociais digitais, tomando como base os estudos sobre acontecimento, critérios de noticiabilidade e cultura da convergência. Para isso, parto do pressuposto de que a construção do acontecimento jornalístico tem se reconfigurado, a partir do avanço da utilização das mídias sociais digitais pelos sujeitos, tensionando o processo linear de produção da notícia (emissor - mensagem - receptor). Para refletir sobre este pressuposto elegi o "Acontecimento Geisy Arruda - Uniban", que primeiro circulou no YouTube, em blogs, no Twitter e depois foi transformado em acontecimento jornalístico pelos portais e pelos meios de comunicação tradicionais. Utilizo a perspectiva cartográfica para dar conta de mapear o fluxo do acontecimento jornalístico e seus desdobramentos nos portais G1, R7 e Terra, identificar os platôs desse acontecimento e as questões externas e internas que configuram o acontecimento jornalístico. Construo o mapa do "Acontecimento Jornalístico Geisy Arruda - Uniban" a partir das 960 matérias publicadas nos três portais, desde a publicação dos vídeos no YouTube, no dia 22 de outubro de 2009, até o lançamento da biografia "Vestida para Causar", no dia 17 de novembro de 2010.;
Abstract This thesis mainly aims at analyzing the construction of the journalistic event, in times of digital social media’s advance, based on studies about events, criteria for newsworthiness and convergence culture. For this to happen, I assume that the construction of the journalistic event has been reconfigured, from the advance of the use of digital social media by subjects, stressing the linear process of news production (sender – message – receiver). In order to reflect on this assumption, I chose the "Geisy Arruda-Uniban Event", which first circulated on YouTube, on blogs, on Twitter, and was later turned into journalistic event by portals and traditional media. I use a cartographic perspective to allow for mapping the flow of the journalistic event and its aftermath on G1, R7 and Terra portals, to identify the plateaus of this event and the external and internal issues that shape it as journalistic event. I build the map of "Geisy Arruda – Uniban Journalistic Event" from the 960 articles published on the three portals, since the publication of the videos on YouTube, on October 22nd, 2009, until the release of the biography "Dressed to Cause" on November 17th, 2010.;
Palavras-chave Acontecimento; Acontecimento jornalístico; Critérios de noticiabilidade; Cartografia; Youtube; Event; Journalistic event; Criteria of newsworthiness; Cartography; Digital social media’s;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-06-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3786;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística