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(Re)pensando o material didático de língua inglesa para a EJA em uma perspectiva social inclusiva

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Autor Lima, Elizabete Rocha de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3690603510773860;
Orientador Zilles, Ana Maria Stahl;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2889678029210552;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título (Re)pensando o material didático de língua inglesa para a EJA em uma perspectiva social inclusiva;
Resumo O ensino de Língua Inglesa (LI), nas salas de aulas do Maranhão, tem sido tão repetidamente criticado que tanto docentes quanto discentes, vêm ao longo dos anos, fortalecendo crenças negativas acerca desse ensino nas nossas escolas. Poucos são os resultados relacionados ao ensino dessa língua nas nossas escolas, bem como, em outras partes do território nacional, que podem ser apontados como bem sucedidos e, cujos objetivos de aprendizagem (tanto os previstos pelos professores quanto os almejados pelos alunos) tenham sido atingidos (MOITA LOPES, 1996; BRASIL, 2000; ASSIS-PETERSON, 2006 e 2008). Este trabalho ressalta a importância do letramento na prática docente do professor de LI e apresenta os resultados de uma pesquisa-ação qualitativa, cujos procedimentos metodológicos se fundamentaram em Creswell (2010), Flick (2009) e Silverman (2009). Um dos objetivos do trabalho foi elaborar e testar atividades que promovessem o letramento em LI dos participantes. Levou-se em consideração o uso da linguagem pelos alunos e os conteúdos dos gêneros discursivos presentes no livro didático dos participantes da pesquisa. Os dados foram gerados a partir de um projeto de letramento em LI, desenvolvido no segundo semestre de 2013, em uma turma de Ensino Médio da modalidade EJA em uma escola do interior do Maranhão. Norteado pela Linguística Aplicada (CELANI, 1992; MARTELOTA, 2008; MENEZES, 2009), pelo letramento (STREET, 1984, 2012; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; MAGALHÃES, 2012; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) e pelos gêneros discursivos (BAZERMAN, 2007; MARCUSCHI, 2008; FARACO, 2009; BRAIT, 2010; BAKHTIN, 2011; BONINI, MEURER & MOTA-ROTH, 2012), o trabalho mostra que a partir do conteúdo de um texto do livro de inglês, usado pela turma, foi possível estabelecer relações entre as práticas letradas dos alunos e suas atividades cotidianas, envolvê-los em diversos eventos de letramento e que eles, quando necessitaram participar de atividades que exigiam o uso da língua escrita, dentro ou fora da escola, conscientemente, o fizeram através de diferentes gêneros discursivos, em língua inglesa e portuguesa. Assim, os resultados contribuem para o enfraquecimento das crenças negativas sobre o ensino de LI em nossas escolas e aponta para novas possibilidades no ensino dessa disciplina na escola pública.;
Abstract The English language teaching, in the classrooms of Maranhão, as has been repeatedly criticized, both teachers as students come over the years to strengthen negative beliefs about teaching this language in our schools. Few are the results related to the teaching of this language which can be identified as successful and whose learning objectives (both provided by the teachers and those desired by students) have been achieved in those schools and in other parts of the country (MOITA LOPES, 1996; BRASIL, 2000; ASSISIS - PETERSON, 2006 and 2008). This work emphasizes the importance of literacy in the teaching practice of teacher of English Language and presents the results of a qualitative action research, which, methodological procedures were based on: Creswell (2010), Flick (2009) and Silverman (2009). One of the objectives of the work was to develop and test activities that promoted literacy in English Language of the participants. It took into account the use of language by students and the contents of discursive genres present in the textbook of the research participants. The data were generated from a literacy project of English Language, developed in the second semester of 2013, in a high school class of adult education in a school in the state of Maranhão. Guided by the Applied Linguistics authors as ( CELANI , 1992; MARTELOTA , 2008; MENEZES , 2009), the literacy ones as ( STREET , 1984, 2012; KLEIMAN , 1995; ROJO , 2009; MAGALHÃES , 2012, SCHLATTER & GARCEZ 2012) and works about discourse genres ( BAZERMAN, 2007; MARCUSCHI, 2008; FARACO, 2009; BRAIT, 2010; BAKHTIN, 2011; BONINI , MEURER & MOTA- ROTH , 2012), the work shows that from the content of an English text book , used in the class has been drawn relations between the literacy practices of students and their daily activities , engaging them in various literacy events and then , when they needed to participate in activities that required the use of written language , in or out of school, consciously they acted through different genres in English and Portuguese . Thus, the results contribute to the weakening of negative beliefs about the English Language teaching in our schools and points to new possibilities in teaching this discipline in public schools of our region.;
Palavras-chave Letramento; Gêneros discursivos; Língua inglesa; EJA; Literacy; Discourse genres; English language;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-04-27;
Agência de fomento UEMA - Universidade Estadual do Maranhão;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3778;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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