Resumo:
O ensino de Língua Inglesa (LI), nas salas de aulas do Maranhão, tem sido tão repetidamente criticado que tanto docentes quanto discentes, vêm ao longo dos anos, fortalecendo crenças negativas acerca desse ensino nas nossas escolas. Poucos são os resultados relacionados ao ensino dessa língua nas nossas escolas, bem como, em outras partes do território nacional, que podem ser apontados como bem sucedidos e, cujos objetivos de aprendizagem (tanto os previstos pelos professores quanto os almejados pelos alunos) tenham sido atingidos (MOITA LOPES, 1996; BRASIL, 2000; ASSIS-PETERSON, 2006 e 2008). Este trabalho ressalta a importância do letramento na prática docente do professor de LI e apresenta os resultados de uma pesquisa-ação qualitativa, cujos procedimentos metodológicos se fundamentaram em Creswell (2010), Flick (2009) e Silverman (2009). Um dos objetivos do trabalho foi elaborar e testar atividades que promovessem o letramento em LI dos participantes. Levou-se em consideração o uso da linguagem pelos alunos e os conteúdos dos gêneros discursivos presentes no livro didático dos participantes da pesquisa. Os dados foram gerados a partir de um projeto de letramento em LI, desenvolvido no segundo semestre de 2013, em uma turma de Ensino Médio da modalidade EJA em uma escola do interior do Maranhão. Norteado pela Linguística Aplicada (CELANI, 1992; MARTELOTA, 2008; MENEZES, 2009), pelo letramento (STREET, 1984, 2012; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; MAGALHÃES, 2012; SCHLATTER & GARCEZ, 2012) e pelos gêneros discursivos (BAZERMAN, 2007; MARCUSCHI, 2008; FARACO, 2009; BRAIT, 2010; BAKHTIN, 2011; BONINI, MEURER & MOTA-ROTH, 2012), o trabalho mostra que a partir do conteúdo de um texto do livro de inglês, usado pela turma, foi possível estabelecer relações entre as práticas letradas dos alunos e suas atividades cotidianas, envolvê-los em diversos eventos de letramento e que eles, quando necessitaram participar de atividades que exigiam o uso da língua escrita, dentro ou fora da escola, conscientemente, o fizeram através de diferentes gêneros discursivos, em língua inglesa e portuguesa. Assim, os resultados contribuem para o enfraquecimento das crenças negativas sobre o ensino de LI em nossas escolas e aponta para novas possibilidades no ensino dessa disciplina na escola pública.