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Midiatização e circulação nos processos de call centers: perspectivas comunicacionais para o estudo da produção e recepção no universo do telemarketing

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Autor Chu, Daniel Burin;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5607134168884997;
Orientador Ferreira, Jairo Getulio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Midiatização e circulação nos processos de call centers: perspectivas comunicacionais para o estudo da produção e recepção no universo do telemarketing;
Resumo O texto propõe uma análise da ambiência que configura o telemarketing na sociedade brasileira. Para isso foi realizada uma observação minuciosa de uma Central de Relacionamento (Call Center), em Porto Alegre. Procuramos verificar as lógicas comunicacionais e as constantes principais no trabalho realizado por operadores de telemarketing. A dissertação procura verificar os dois lados do processo: produtores (atendentes de telemarketing), e receptores (consumidores de telemarketing). No ambiente da circulação, e da Midiatização, oferecemos ao leitor uma pesquisa, um método, e um panorama da situação da questão Call Center-Telemarketing, no mundo da mídia. Isso se fez, principalmente, pela análise do site “Reclame Aqui” (reclameaqui.com.br), e do Canal do Youtube, “Porta dos Fundos”. Realizamos 11 entrevistas com produtores, e 11 entrevistas com receptores. Para tanto foi utilizado o “método clínico” de Piaget, via Delval (2002), para conhecer o pensamento dos sujeitos envolvidos nos processos. Propomos um modelo triádico de análise, a partir da observação do universo dos Call Centers. Esta tríade é formada pelas seguintes categorias: “estranhamento”; “incomunicabilidade”; “ancestralidade”. Este é o motor da pesquisa, e é por esta tríade que caminha toda a nossa dissertação. O método do trabalho é preferencialmente marcado por inferências abdutivas, e é preciso notar que, as três categorias elencadas, fazem parte de um processo altamente inferencial e hipotético, tentando dar as devidas respostas ao fenômeno.;
Abstract The paper presents an analysis of the environment that sets the telemarketing in Brazilian society. For this a thorough observation of a Customer Service ( Call Center ) was held in Porto Alegre. Tried to verify the communication logic, and the main work done by telemarketers. The dissertation tries to verify both sides of the case: producers (telemarketing operators) and receivers (telemarketing consumers). In circulation environment, and Mediazation, offer the reader a search, a method, and the present situation of the matter Call Center-Telemarketing, in the media world. This was done mainly by the analysis of site “Here Claim” ( reclameaqui.com.br ), and the Youtube Channel, “The Funds Door”. We conducted 11 interviews with producers, and 11 interviews with recipients. For this we used the “clinical method” of Piaget , via Delval (2002 ), to know the thoughts of those involved in the processes. We propose a triadic model of analysis, from the observation of Call Centers universe. This triad is formed by the following categories: “strangeness”; “incommunicado” ; “ancestry”. This is the engine of research, and it is for this triad walks throughout our dissertation. The working method is preferably marked by abductive inferences, and it should be noted that the three categories listed, are part of a highly hypothetical and inferential process, trying to give appropriate answers to the phenomenon.;
Palavras-chave Circulação; Midiatização; Telemarketing; Método clínico; Call center; Circulation; Mediazation; Clinical method;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3772;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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