Resumo:
O texto propõe uma análise da ambiência que configura o telemarketing na sociedade brasileira. Para isso foi realizada uma observação minuciosa de uma Central de Relacionamento (Call Center), em Porto Alegre. Procuramos verificar as lógicas comunicacionais e as constantes principais no trabalho realizado por operadores de telemarketing. A dissertação procura verificar os dois lados do processo: produtores (atendentes de telemarketing), e receptores (consumidores de telemarketing). No ambiente da circulação, e da Midiatização, oferecemos ao leitor uma pesquisa, um método, e um panorama da situação da questão Call Center-Telemarketing, no mundo da mídia. Isso se fez, principalmente, pela análise do site “Reclame Aqui” (reclameaqui.com.br), e do Canal do Youtube, “Porta dos Fundos”. Realizamos 11 entrevistas com produtores, e 11 entrevistas com receptores. Para tanto foi utilizado o “método clínico” de Piaget, via Delval (2002), para conhecer o pensamento dos sujeitos envolvidos nos processos. Propomos um modelo triádico de análise, a partir da observação do universo dos Call Centers. Esta tríade é formada pelas seguintes categorias: “estranhamento”; “incomunicabilidade”; “ancestralidade”. Este é o motor da pesquisa, e é por esta tríade que caminha toda a nossa dissertação. O método do trabalho é preferencialmente marcado por inferências abdutivas, e é preciso notar que, as três categorias elencadas, fazem parte de um processo altamente inferencial e hipotético, tentando dar as devidas respostas ao fenômeno.