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Análise de portal corporativo como meio de suporte à implementação de estratégia e de conversão de conhecimento: um estudo na empresa SODEXO|PURAS

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Autor Azeredo, Juliana de Oliveira;
Orientador Vaccaro, Guilherme Luís Roehe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3189069617286709;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise de portal corporativo como meio de suporte à implementação de estratégia e de conversão de conhecimento: um estudo na empresa SODEXO|PURAS;
Resumo O presente estudo tem como finalidade analisar o papel de um portal interno como ferramenta de suporte à comunicação da estratégia da empresa e criação do conhecimento organizacional, tendo como objeto de estudo a ferramenta Sodexo_Net, da empresa Sodexo|Puras, líder no mercado brasileiro em serviços de alimentação e infraestrutura no ambiente do cliente. O trabalho contextualiza o portal interno Sodexo_Net, considerando o cenário em que a empresa Sodexo|Puras se encontra, analisando sua contribuição na gestão do conhecimento organizacional. Com base na fundamentação teórica, realizada através de pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de caso descritivo, através de observação direta na empresa, entrevistas a executivos e pesquisa quantitativa com colaboradores da empresa, que forneceram dados para a análise de conteúdo. A dissertação aborda, como referenciais, os temas portais corporativos, estratégia e gestão do conhecimento, explorando a criação e conversão do conhecimento pelo modelo SECI (NONAKA; TAKEUCHI, 1997; 2004), e analisa os conteúdos veiculados e a percepção dos usuários sobre o portal com base em um conjunto de dimensões do conhecimento definidas a partir da literatura consultada, bem como a partir das condições para criação e conversão de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997; 2004). Como resultado da pesquisa, verifica-se que a ferramenta tem potencial para apoio no suporte à implementação da estratégia da empresa, criação e gestão do conhecimento organizacional, mas precisa ter seu posicionamento e conteúdo revisto com este objetivo para ter sucesso nestas metas. Mais amplamente, observaram-se lacunas nas condições preconizadas por Nonaka e Takeuchi (1997; 2004) quanto às condições de criação e conversão de conhecimento, limitando o portal em seu potencial.;
Abstract The present study aims to analyze the role of an internal website as a supporting tool to the communication of the company strategy and creation of organizational knowledge, having as its study object the tool Sodexo_Net of the company Sodexo|Puras, leader in the Brazilian market in food services and infrastructure in the client’s setting. The work contextualizes the internal intranet website Sodexo_Net, considering the scenery in which the company Sodexo|Puras is, analyzing its contribution to the organizational knowledge management. Based on the theoretical grounding, accomplished through literature research, a descriptive study case was realized through direct observation in the company, interviews with executives and quantitative research with company collaborators, who supplied data for content analysis. The paper approaches, as reference, the corporate websites themes, strategy and knowledge management, exploring the creation and knowledge conversion through the model by SECI (NONAKA; TAKEUCHI, 1997; 2004), and analyzes the contents conveyed and the perception of users about the website based on a set of knowledge dimensions defined from the literature consulted, as well as from the conditions for creation and knowledge conversion by Nonaka e Takeuchi (1997; 2004). As a result of the research, it can be seen that the tool has the potential to aid the support to implementation of the company strategy, creation and organizational knowledge management; however, it needs to have its positioning and content reviewed with this objective in order to be successful achieving goals. Widely, some blanks were observed in the conditions recommended by Nonaka and Takeuchi (1997; 2004) as to the conditions of creation and conversion of knowledge, limiting the gateway in its potential.;
Palavras-chave Portal corporativo; Implementação de estratégia; Conversão de conhecimento; SECI; Estudo de caso; Corporate intranet; Strategy implementation; Conversion of knowledge; Case study;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-08-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3752;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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