Resumo:
O presente estudo tem como finalidade analisar o papel de um portal interno como ferramenta de suporte à comunicação da estratégia da empresa e criação do conhecimento organizacional, tendo como objeto de estudo a ferramenta Sodexo_Net, da empresa Sodexo|Puras, líder no mercado brasileiro em serviços de alimentação e infraestrutura no ambiente do cliente. O trabalho contextualiza o portal interno Sodexo_Net, considerando o cenário em que a empresa Sodexo|Puras se encontra, analisando sua contribuição na gestão do conhecimento organizacional. Com base na fundamentação teórica, realizada através de pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de caso descritivo, através de observação direta na empresa, entrevistas a executivos e pesquisa quantitativa com colaboradores da empresa, que forneceram dados para a análise de conteúdo. A dissertação aborda, como referenciais, os temas portais corporativos, estratégia e gestão do conhecimento, explorando a criação e conversão do conhecimento pelo modelo SECI (NONAKA; TAKEUCHI, 1997; 2004), e analisa os conteúdos veiculados e a percepção dos usuários sobre o portal com base em um conjunto de dimensões do conhecimento definidas a partir da literatura consultada, bem como a partir das condições para criação e conversão de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997; 2004). Como resultado da pesquisa, verifica-se que a ferramenta tem potencial para apoio no suporte à implementação da estratégia da empresa, criação e gestão do conhecimento organizacional, mas precisa ter seu posicionamento e conteúdo revisto com este objetivo para ter sucesso nestas metas. Mais amplamente, observaram-se lacunas nas condições preconizadas por Nonaka e Takeuchi (1997; 2004) quanto às condições de criação e conversão de conhecimento, limitando o portal em seu potencial.