RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Complexificação da zona de contato na ambiência midiatizada: um estudo da interação do Jornal Nacional com os receptores na fan page no Facebook

Mostrar registro simples

Autor Sgorla, Fabiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3321812749840851;
Orientador Fausto Neto, Antonio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Complexificação da zona de contato na ambiência midiatizada: um estudo da interação do Jornal Nacional com os receptores na fan page no Facebook;
Resumo Esta pesquisa propõe um estudo de caso do telejornal Jornal Nacional (JN), da Rede Globo de Televisão, que analisa disposição e da circulação discursiva que se realiza na manifestação como zona de contato expandida na rede social Facebook, de outubro de 2011 a fevereiro de 2015. O estudo é situado nos aportes da midiatização e, primeiramente, objetiva desenvolver uma discussão sobre esse conceito, abarcando o entendimento de que a presença intensa e acelerada de mídias na sociedade entabula uma ambiência que afeta todos os setores sociais de diferentes maneiras. Em seguida, discute a compreensão de zona de contato, como instância de contato e interacional entre produtores e receptores, e levanta elementos sobre as formas interacionais da televisão e do telejornalismo no passar dos anos, com ênfase no atual estágio da midiatização. Através de uma análise qualitativa das disposições e das operações discursivas, a pesquisa apreende que o telejornal desenvolve uma atividade coordenada e autorreflexiva na rede social Facebook, com vistas a criar rotinas e vínculos com o ator social e que as interações por parte do telejornal também acontecem, mas não ponto a ponto com o usuário. Na zona, o ator social participa do fluxo comunicacional que se realiza de modo contínuo e revela a diversidade de suas lógicas. Nessa perspectiva, a fan page do JN no Facebook é campo para uma nova ordem de midiatização do televisivo, quando o mostra a partir de outra força interacional, bem como, é campo para a midiatização do ator social, que oferta sentidos à sociedade e ao televisivo e participa de processos de coenunciação.;
Abstract This research proposes a case study of the Brazilian national television news Jornal Nacional (JN), from the country’s biggest TV channel Rede Globo de Televisão. The research takes place from October 2011 to February 2015 in a structured analysis and the circulation of its expression as an interactive zone expanded on the social network Facebook. The study is established from the contributions of mediatization where it first develops a discussion of this concept with the understanding that the intense and accelerated presence of media in society entails an environment that affects all social sectors in different ways. Then it discusses the understanding of the interactive zone, such as the place of interaction and contact between producers and receivers, and it brings details of the interactional forms of Television and from the TV journalism over the years with emphasis on the current state of mediatization. Through a qualitative analysis of the structure and discursive processes, the research concludes that television news develop a coordinated and self-reflexive activity on the social network Facebook. Furthermore in order to create routines and relationships with individuals and interactions by television news also happen, but not with each user individually. In the interactive zone, the individual participates in the flow of communication that takes place continuously and shows the diversity of her/his logic. In this perspective, the JN fan page on Facebook is a new field to order the television mediatization when shown from another interactional force and it is a field for mediatization of the social actor, who distributes sense for society and the television system.;
Palavras-chave Midiatização; Zona de contato; Televisão; Jornal Nacional; Facebook; Mediatization; Interactive zone; Television;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3751;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística