Resumo:
A globalização crescente, combinada com avanços da tecnologia da informação e com novas formas de organização da produção e do trabalho, pode ser denominada como a “nova economia”. Assim, a busca por um posicionamento estratégico insere, no ambiente empresarial, um conjunto de complexidades do ponto de vista da formatação e implantação da estratégia de produção, fazendo com que as empresas tenham que decidir que vantagem competitiva necessita atingir. Empresas líderes em seus respectivos mercados necessitam construir estratégias de negócio e de produção que tenham capacidade de atender um ambiente competitivo, caracterizado pela fabricação de produtos cada vez mais personalizados, com os atributos desejados pelo mercado consumidor. Portanto, o sistema produtivo da Empresa foco deste trabalho caracteriza-se pela complexidade da gestão da produção, gerada pelas diversas linhas de produtos fabricados e pelas características mercadológicas das empresas atendidas por ela. A partir deste cenário, o trabalho propôs um método genérico, para a concepção da estratégia de produção, baseado no conceito de Fábrica Focalizada e que pode ser aplicado em empresas com características similares as da Empresa foco. Para fábricas menos complexas, focadas em um nicho particular de mercado, o conceito de Fábrica Focalizada poderá obter alto desempenho em comparação a uma planta convencional. No entanto, em fábricas mais complexas, que atendem diferentes nichos de mercado, que produzem diferentes produtos para outras empresas, percebe-se uma lacuna entre a estratégia de produção e a potencialidade de utilização do conceito de Fábrica Focalizada. Após a etapa de construção do método genérico, foi realizada a customização e a aplicação do método na Empresa foco, buscando avaliar a sua aplicabilidade em um ambiente empresarial. O método de pesquisa utilizado é o Design Researche a Empresa foco utilizada para a pesquisa e implantação do método proposto é integrante do setor moveleiro e está localizada na cidade de Bento Gonçalves (RS). Posteriormente, foi elaborada uma análise crítica da aplicação do caso, buscando avaliar o método proposto, a metodologia utilizada, os resultados obtidos com sua aplicação e oportunidades de melhoria visualizadas. Desta forma, a proposta desta pesquisa foi analisar de que forma a adoção do conceito de Fábrica Focalizada contribui para definição da estratégia de produção da Empresa foco que é caracterizada pela fabricação de diferentes linhas de produtos, para diferentes empresas em uma mesma unidade fabril. Além disso, a dissertação alerta para a necessidade de se aprofundar a análise acerca das questões associadas à estratégia de produção em empresas com sistemas de gestão de produção complexos.