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Administração estratégica em micro e pequenas empresas de TI: o caso da empresa Rubi

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Autor Weber, Marcos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2958303738318327;
Orientador Klein, Amarolinda Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Administração estratégica em micro e pequenas empresas de TI: o caso da empresa Rubi;
Resumo O setor de tecnologia da informação foi responsável em 2006 por 8,3% do PIB Brasileiro, demonstrando sua importância para economia Nacional (IBGE, 2009). Esse setor é composto em 96% por empresas de micro e pequeno porte, as quais surgem a partir de conhecimento técnico dos empreendedores, porém com deficiências em gestão (STEFFANUTO, 2004), o que acarreta o encerramento de 35,9% antes de completarem cinco anos de atividade (SEBRAE, 2007). Esta dissertação tem por objetivo identificar e descrever como ocorre o processo de administração estratégica em uma pequena empresa do setor de Tecnologia da Informação, com base no estudo das escolas de estratégia apontadas por Mintzberg et al. (2000), e também a partir da visão de estratégia como prática social apontada por Clegg, Carter e Kornberger (2004), Jarzabkowski (2003, 2004, 2005), Whittington (2001, 2004) e Wilson e Jarzabkowski (2002, 2004). Para desenvolver a pesquisa, foi adotado o método de estudo de caso de uma empresa classificada como de pequeno porte, inserida no setor de tecnologia da informação. Os dados analisados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria. Observou-se que esse modelo de administração estratégica é especialmente similar ao modelo descrito por Mintzberg et al. (2000) como a escola empreendedora e baseado na visão do empreendedor. Entretanto, os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia ao longo do ciclo de vida da empresa pesquisada, como a escola de Design, de Posicionamento e também as escolas de Aprendizado, a Cultural e a Cognitiva. A estratégia é comunicada em parte aos colaboradores a partir de formalização em um evento anual, e continuamente pela percepção por intermédio do padrão de comportamento organizacional. Foi evidenciada a presença da estratégia como prática social no nível estratégico (diretoria), analisando-se a trajetória e a atual gestão estratégica da empresa. Também foi analisada a estratégia na prática em nível tático, junto à gestão intermediária, por intermédio de suas orientações, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas ligadas ao cotidiano dos gerentes. Por fim, a dissertação apresenta, a partir dos dados da pesquisa, outras lacunas para pesquisas futuras sobre o tema, além de uma série de sugestões para a empresa pesquisada.;
Abstract The information technology sector in 2006 accounted for 8.3% of Brazilian GDP, demonstrating its importance to national economy (IBGE, 2009). The sector is composed of 96% for micro and small businesses, which arise from technical knowledge of entrepreneurs, but with deficiencies in management (STEFFANUTO, 2004). Those deficiencies lead to the closure of 35.9% before completing five years of activity (SEBRAE 2007). This dissertation aims to identify and describe how the strategic management process occurs in a small company in the sector of Information Technology. It is based on the study of schools of strategy outlined by Mintzberg et al. (2000), and also from the strategy vision as social practice pointed out by Clegg, Carter and Kornberger (2004), Jarzabkowski (2003, 2004, 2005), Whittington (2001, 2004) and Wilson and Jarzabkowski (2002, 2004). To develop the research it was adopted case study method. It was studied a firm classified as small business, inserted in the sector of information technology. The analysis showed that the company adopts an informal strategic management researched centered on the board. One noted that this model of strategic management is especially similar to the model described by Mintzberg et al. (2000) as the entrepreneurial school and based in the vision of the entrepreneur. However, data also indicate the presence of features of other schools of strategy throughout the life cycle of the company studied, such as the School of Design, Positioning and the schools of Learning, Cultural and Cognitive. The strategy is communicated in part to employees from formalization into an annual event, and continuously by the perception through the pattern of organizational behavior. The presence of strategy as social practice at the strategic level (directors) was made evident, analyzing the history and the current strategic management of the company. Also one discussed the strategy in practice at the tactical level, near the middle management, through their guidance, their interactions with customers and suppliers, its decision-making, among other practices related to the daily lives of managers. Finally, the dissertation, based on survey data, presents some gaps for future research on the subject, plus a series of suggestions for the company studied.;
Palavras-chave Administração estratégica; Estratégia como prática; Micro e pequenas empresas; Tecnologia da informação; Strategic management; Strategy as practice; Micro and small enterprises; Information technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-08-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3613;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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