Abstract:
O setor de tecnologia da informação foi responsável em 2006 por 8,3% do PIB Brasileiro, demonstrando sua importância para economia Nacional (IBGE, 2009). Esse setor é composto em 96% por empresas de micro e pequeno porte, as quais surgem a partir de conhecimento técnico dos empreendedores, porém com deficiências em gestão (STEFFANUTO, 2004), o que acarreta o encerramento de 35,9% antes de completarem cinco anos de atividade (SEBRAE, 2007). Esta dissertação tem por objetivo identificar e descrever como ocorre o processo de administração estratégica em uma pequena empresa do setor de Tecnologia da Informação, com base no estudo das escolas de estratégia apontadas por Mintzberg et al. (2000), e também a partir da visão de estratégia como prática social apontada por Clegg, Carter e Kornberger (2004), Jarzabkowski (2003, 2004, 2005), Whittington (2001, 2004) e Wilson e Jarzabkowski (2002, 2004). Para desenvolver a pesquisa, foi adotado o método de estudo de caso de uma empresa classificada como de pequeno porte, inserida no setor de tecnologia da informação. Os dados analisados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria. Observou-se que esse modelo de administração estratégica é especialmente similar ao modelo descrito por Mintzberg et al. (2000) como a escola empreendedora e baseado na visão do empreendedor. Entretanto, os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia ao longo do ciclo de vida da empresa pesquisada, como a escola de Design, de Posicionamento e também as escolas de Aprendizado, a Cultural e a Cognitiva. A estratégia é comunicada em parte aos colaboradores a partir de formalização em um evento anual, e continuamente pela percepção por intermédio do padrão de comportamento organizacional. Foi evidenciada a presença da estratégia como prática social no nível estratégico (diretoria), analisando-se a trajetória e a atual gestão estratégica da empresa. Também foi analisada a estratégia na prática em nível tático, junto à gestão intermediária, por intermédio de suas orientações, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas ligadas ao cotidiano dos gerentes. Por fim, a dissertação apresenta, a partir dos dados da pesquisa, outras lacunas para pesquisas futuras sobre o tema, além de uma série de sugestões para a empresa pesquisada.