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Em busca da representação de trabalhador em canções de Chico Buarque: um estudo enunciativo da linguagem poética

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Autor Mello, Luana Müller de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7067666833706195;
Orientador Teixeira, Terezinha Marlene Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6037383980782552;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Em busca da representação de trabalhador em canções de Chico Buarque: um estudo enunciativo da linguagem poética;
Resumo Esta dissertação propõe-se a investigar a representação de trabalhador em canções de Chico Buarque, tomando por base a teoria enunciativa de Émile Benveniste (PLG I e PLG II). Na realização dessa proposta, um impasse foi encontrado: as canções de Chico Buarque valem-se de linguagem poética, deixada de lado, em PLG I e PLG II, restritos ao estudo da linguagem ordinária. Partindo da indicação feita pelo autor de que suas formulações sobre a linguagem ordinária podem ser, direta ou indiretamente, esclarecedoras para o estudo da linguagem poética, revisitamos seus textos produzidos entre 1967 e 1970, em que é mencionado o interesse pela linguagem poética e a reflexão encontra-se centralizada sobre a noção de significância. Com base nessa re-leitura, chegamos à conclusão de que a teoria de Benveniste comporta a poética. Derivamos, então, de suas reflexões modos de compreender a linguagem poética, bem como possibilidades de análise de poemas. Tendo em vista que, sob a perspectiva enunciativa, não se vai ao corpus com categorias prévias de análise, procuramos nas próprias canções os elementos para construir sua significação. Analisamos três canções: Construção (1971), Cotidiano (1971) e Ela é dançarina (1981). Os resultados mostram que nessas canções encontramos um dizer sobre o mundo, que contribui para a compreensão da experiência humana.;
Abstract This dissertation proposes to investigate the representation of the laborer in songs by Chico Buarque, taking as its basis the enunciative theory of Émile Benveniste (PLG I and PLG II). In the accomplishment of this proposal, an impasse was found: the songs by Chico Buarque rely on the poetic language, left aside in PLG I and PLG II, which are restricted to the study of ordinary language. Based on this indication made by the author that his reformulations about ordinary language might be, direct or indirectly, enlightening to the study of poetic language, we revisited his texts produced between 1967 and 1970, in which is mentioned the interest in poetic language, and the reflection is centralized over the notion of significance. Based on our re-reading, we came to the conclusion that the theory of Benveniste involves the poetic. We derived, then, from his reflections, ways of comprehending the poetic language, as well as possibilities of poems analysis. Given that, by the enunciative perspective, we don’t approach the corpus with previous categories of analysis, we earched in in the songs the elements to build its signification. We analyzed three songs: Construção (1971), Cotidiano (1971) and Ela é dançarina (1981). The results show that in these songs we find a saying about the world that contributes to the comprehension of the human experience.;
Palavras-chave Enunciação; Linguagem poética; Significância; Referência; Trabalhador; Enunciation; Poetic language; Significance; Reference; Laborer;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-22;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3591;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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