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Fãs, só que ao contrário : um estudo sobre a relação entre fãs e antifãs a partir do fandom da banda Restart

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metadataTrad.dc.contributor.author Monteiro, Camila Franco;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8652006249257222;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Amaral, Adriana da Rosa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Fãs, só que ao contrário : um estudo sobre a relação entre fãs e antifãs a partir do fandom da banda Restart;
metadataTrad.dc.description.resumo A partir da premissa de que a discussão de gosto entre fãs e antifãs traduz um recorte importante da cultura pop dentro das redes sociais, busco compreender a forma em que esses grupos se organizam, mobilizam e performatizam em prol de seus ídolos. Com os trabalhos de Bourdieu (2008), Baym (2009, 2011), Gray (2001, 2006) e Hennion (2007, 2010) como base, proponho discutir de que forma esses grupos, para legitimar seus gostos, criam hierarquias, se apropriam, recriam, produzem novos materiais e, principalmente, como a relação entre eles reconfigura a identidade de cada nicho. Figuras centrais na atual indústria do entretenimento, fãs e antifãs configuram uma nova etapa no estudo da cultura dos fãs, onde a disputa de poder, discussão de gênero e a dicotomia bom/mau gosto é essencial para a compreensão desse fenômeno. Com o objetivo de compreender a dinâmica entre fãs, foi feita uma pesquisa etnográfica e observacional com os fãs e antifãs da banda brasileira Restart; 64 fãs foram entrevistados em shows (Porto Alegre e Salvador) combinados com entrevistas online e observação de perfis no microblogging Twitter. Ao fim, mobilização, organização e categorização tanto de fãs/antifãs, como de suas estratégias, foram dissecados, assim como as características que tornam essa disputa importante para o entendimento do comportamento do fã nos dias de hoje.;
metadataTrad.dc.subject Fandom; Redes sociais; Gêneros; Disputa; Gosto;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2013-03-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3447;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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