Resumo |
A agregação de serviços a produtos tem sido uma forma de diferenciação e de competição no mercado, dado que serviços são mais difíceis de imitar e podem proporcionar relacionamentos mais longos com os clientes. Avançando nesse sentido, observa-se a oferta de soluções integradas com componentes de produtos e serviços. O processo de agregação de serviços tem sido denominado servitização e, em alguns casos, de Product Service System (PSS). O processo de servitização requer capacidades e habilidades das empresas fornecedoras que devem ser previstas desde a fase de projeto. Projetar uma solução requer considerações sobre o projeto do produto, sobre o projeto dos serviços agregados e sobre o projeto das soluções. Este trabalho tem por objetivo propor um framework teórico para apoiar projetos de servitização que englobem projeto de produto, projeto de produto e serviço e projeto de soluções. Como objetivos específicos, tem-se: (i) analisar as dicotomias e os conceitos dos termos de servitização e a seu principal sinônimo, o PSS; (ii) apresentar a evolução histórica da servitização e do PSS, verificando os tipos de aplicações relatadas na literatura estudada, bem como a localização geográfica das mesmas. A pesquisa bibliográfica foi o principal método utilizado. A análise dos artigos relacionados ao tema dessa pesquisa indica que a servitização foi inicialmente proposta em 1988. Diversos sinônimos de servitização também foram identificados, sendo, o mais presente, o PSS. Observou-se que os principais casos de aplicação da servitização ocorreram em empresas de tecnologia da informação, manufatureiras, e as aplicações, em empresas de grande porte, como Apple, Xerox, Samsung. O framework teórico proposto para projeto de servitização considerou que a servitização ocorre em um fluxo, e que, inicialmente, as organizações focam basicamente nos produtos manufaturados; no estágio seguinte, agregam alguns serviços; e, no estágio de oferta de soluções, entregam todo o pacote ao cliente. Pesquisas futuras poderiam realizar a validação do framework com alguns gestores e a sua aplicação em algum setor. Isso será de importante contribuição, pois o mesmo poderá ser atualizado constantemente. Outra pesquisa futura poderia dar conta de aplicar esse framework em diferentes contextos, tanto econômicos, ou sociais, quanto culturais a fim de se obter um comparativo entre mesmos. Com isso seria possível avaliar melhor o processo de servitização (solução) em cenários distintos.; |
Abstract |
The service bundling products has been a way differentiation and competition in the market, given that services are more difficult to imitate and can provide more long-term relationships with customers. Moving forward in this direction, there is the provision of integrated solutions with components of products and services. The process of aggregation services has been termed servitization and in some cases Product Service System (PSS). The servitization process requires skills and abilities of suppliers must be planned from the design phase. Design a solution requires consideration of product design on the design of bundled services and the design of solutions. This work aims to propose a theoretical framework to support servitization projects covering product design, product design and service design solutions. Specific objectives have: (i) examine the dichotomies and affections to the terms servitization concepts and its main synonym, PSS; (Ii) present the historical evolution of servitization and PSS checking the types of applications reported in the literature studied and the geographic location of the same. The literature search was the main method used. The analysis related to the topic of this research indicates that the articles servitization was first proposed in 1988. Several synonyms servitization were also identified as being present PSS. It was observed that the main cases in which companies servitization occurred in information technology, manufacturing and applications were for large companies like Apple, Xerox, Samsung. The theoretical framework proposed project servitization considered that servitization occurs initially in a stream where organizations focus primarily on manufactured products; the next stage, add some services; and the stage of offering solutions, deliver the whole package to the customer. Future research could conduct the validation of the framework with some managers and their implementation in any sector. This will be an important contribution because it can be constantly updated. Another future research would be to apply this framework both in different economic, social and cultural contexts in order to have a comparison of them. It would be possible to better assess the servitization process (solution) in different scenarios.; |