Abstract:
A agregação de serviços a produtos tem sido uma forma de diferenciação e de competição no mercado, dado que serviços são mais difíceis de imitar e podem proporcionar relacionamentos mais longos com os clientes. Avançando nesse sentido, observa-se a oferta de soluções integradas com componentes de produtos e serviços. O processo de agregação de serviços tem sido denominado servitização e, em alguns casos, de Product Service System (PSS). O processo de servitização requer capacidades e habilidades das empresas fornecedoras que devem ser previstas desde a fase de projeto. Projetar uma solução requer considerações sobre o projeto do produto, sobre o projeto dos serviços agregados e sobre o projeto das soluções. Este trabalho tem por objetivo propor um framework teórico para apoiar projetos de servitização que englobem projeto de produto, projeto de produto e serviço e projeto de soluções. Como objetivos específicos, tem-se: (i) analisar as dicotomias e os conceitos dos termos de servitização e a seu principal sinônimo, o PSS; (ii) apresentar a evolução histórica da servitização e do PSS, verificando os tipos de aplicações relatadas na literatura estudada, bem como a localização geográfica das mesmas. A pesquisa bibliográfica foi o principal método utilizado. A análise dos artigos relacionados ao tema dessa pesquisa indica que a servitização foi inicialmente proposta em 1988. Diversos sinônimos de servitização também foram identificados, sendo, o mais presente, o PSS. Observou-se que os principais casos de aplicação da servitização ocorreram em empresas de tecnologia da informação, manufatureiras, e as aplicações, em empresas de grande porte, como Apple, Xerox, Samsung. O framework teórico proposto para projeto de servitização considerou que a servitização ocorre em um fluxo, e que, inicialmente, as organizações focam basicamente nos produtos manufaturados; no estágio seguinte, agregam alguns serviços; e, no estágio de oferta de soluções, entregam todo o pacote ao cliente. Pesquisas futuras poderiam realizar a validação do framework com alguns gestores e a sua aplicação em algum setor. Isso será de importante contribuição, pois o mesmo poderá ser atualizado constantemente. Outra pesquisa futura poderia dar conta de aplicar esse framework em diferentes contextos, tanto econômicos, ou sociais, quanto culturais a fim de se obter um comparativo entre mesmos. Com isso seria possível avaliar melhor o processo de servitização (solução) em cenários distintos.