Resumo:
Na presente dissertação são problematizadas as memórias da tragédia escolar ocorrida em abril de 2011 no bairro carioca de Realengo - com um total de 13 mortes incluindo a do assassino - e as marcas de sua transformação no âmbito da recepção midiática por entre as recordações de moradores que, em distintas proporções, viveram os trabalhos de luto e memória relacionados ao episódio de violência. Para tanto, realizei alguns movimentos exploratórios no ano de 2012 tentando entender os processos de midiatização implicados na seleção local de aspectos pelos quais o evento é lembrado e, ao mesmo tempo, dando início à problematização teórica pela qual passou a se desenvolver na pesquisa o conceito de enquadramentos midiatizados da memória coletiva, que descortina a ação das mídias nos conjuntos de lembranças e seus sentidos sobre eventos de impacto. Nesse sentido, os trabalhos de enquadramento da memória são discutidos como processo fenomenológico de lógicas operativas sujeitas não apenas às experiências vividas ou ao engajamento dos sujeitos no recordar e no esquecer, mas também aos deslocamentos e atualizações sobre o acontecimento midiático construído a partir do evento em si. Entendendo por isso que o agenciamento de lembranças da tragédia não se daria fora do cenário de midiatização, tanto o acontecimento quanto as perspectivas através das quais os meios de comunicação o produziram - e mais adiante retomaram em movimento de recordação midiática - são o conjunto de aspectos empíricos explorados na contextualização da pesquisa, que utiliza um pequeno corpus de narrativas como índice sobre a ambiência comunicacional vivida pelos informantes em seus trabalhos de memória. Dado que esses sujeitos são agentes de memória trazendo o passado à tona como princípio de ação sobre o presente na tentativa de encerrar o luto coletivo em uma seleção daquilo que deve ser lembrado ou esquecido, as experiências de recepção têm ascendência sobre os trabalhos memoriais porque, nesse âmbito, os sujeitos comunicantes fazem uma série de usos e apropriações das narrativas midiáticas, produzindo referentes que dão norteamento à formação dos seus conjuntos de lembranças. No contexto de Realengo, as mediações que tiveram relevância na recepção sobre a tragédia foram não apenas os usos e apropriações dos informantes, mas também os cenários do cotidiano vivido, a circulação interacional e as negociações coletivas de sentidos, suas vivências de cultura religiosa, suas competências midiáticas e, sobretudo, suas posições de gênero, bem como alguns aspectos biográficos de ação subjacente. Para então dar conta da etapa sistemática no ano de 2013, fiz um levantamento das pesquisas que lidam com a memória na perspectiva teórico-empírica da recepção para desenvolver, em sequência, o método dos relatos de memórias midiatizadas - cujas operações técnicas de entrevista em profundidade têm como premissa descortinar as marcas de experiências vividas no âmbito da recepção para daí explorá-las ponto a ponto, entendendo seu papel na constituição de recordações, silêncios, contradições e esquecimentos dos informantes a respeito da tragédia.