RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise das ações estratégicas de empresas produtoras de componentes para calçados do arranjo produtivo do Vale do Rio dos Sinos

Mostrar registro simples

Autor Pereira, Júlio César Dias;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0680460476079397;
Orientador Ruffoni, Janaina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6932170700672349;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Análise das ações estratégicas de empresas produtoras de componentes para calçados do arranjo produtivo do Vale do Rio dos Sinos;
Resumo A indústria calçadista e os seus vários segmentos encontram-se em um ambiente altamente competitivo, tanto em nível local quanto internacional. Entende-se que o sucesso obtido por uma empresa nesse mercado de constantes mudanças poderá ser demonstrado pela sua capacidade de manter-se ativa ao longo do tempo. Para compreender melhor como algumas empresas produtoras de componentes para calçados do Vale do Rio dos Sinos se mantêm no mercado, este trabalho buscou identificar quais foram as principais ações estratégicas dessas organizações. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de campo com empresas e especialistas desse segmento produtivo. Na análise das ações realizadas pelas empresas investigadas, verificou-se que a metodologia tradicionalmente prescrita no planejamento estratégico não é utilizada. No entanto, se por um lado as ações definidas pelas empresas não podem ser reconhecidas como estratégias resultantes de um planejamento estratégico formal, por outro se constatou que as empresas definem suas ações por meio de atitudes reativas quanto às demandas geradas pelo mercado calçadista e de ações perceptivas baseadas em seu aprendizado.;
Abstract The footwear industry and its various segments are in a highly competitive environment, both locally and internationally. It is understood that the success of a company in this market of constant changes can be demonstrated by the ability to remain active over the time. To the knowledge of how some companies producing components for footwear of the Vale do Rio dos Sinos remain in the market, this study sought to identify which were the main strategic actions of these companies. The study was conducted through a field research with companies and experts in this productive segment. By analyzing the actions taken by the investigated companies, it was found that the methodology traditionally prescribed in strategic planning is not used. However, on one hand, the actions defined by firms could not be recognized as a strategic result of a formal strategic planning, on the other hand, it was found that companies define their shares through reactive attitudes to the demands generated by the footwear market and perceptual actions based in their learning.;
Palavras-chave Ações estratégicas; Arranjo produtivo local; Segmento de componentes para calçados; Strategic actions; Local productive arrangement; Component’s segment for shoes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-07-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3311;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística