Abstract:
A indústria calçadista e os seus vários segmentos encontram-se em um ambiente altamente competitivo, tanto em nível local quanto internacional. Entende-se que o sucesso obtido por uma empresa nesse mercado de constantes mudanças poderá ser demonstrado pela sua capacidade de manter-se ativa ao longo do tempo. Para compreender melhor como algumas empresas produtoras de componentes para calçados do Vale do Rio dos Sinos se mantêm no mercado, este trabalho buscou identificar quais foram as principais ações estratégicas dessas organizações. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de campo com empresas e especialistas desse segmento produtivo. Na análise das ações realizadas pelas empresas investigadas, verificou-se que a metodologia tradicionalmente prescrita no planejamento estratégico não é utilizada. No entanto, se por um lado as ações definidas pelas empresas não podem ser reconhecidas como estratégias resultantes de um planejamento estratégico formal, por outro se constatou que as empresas definem suas ações por meio de atitudes reativas quanto às demandas geradas pelo mercado calçadista e de ações perceptivas baseadas em seu aprendizado.