RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Briefing e contrabriefing: construção, representação e reflexão do problema de design

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Oliveira, Fernando Stefano Kozenieski Alves de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9881805058432656;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Scaletsky, Celso Carnos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Briefing e contrabriefing: construção, representação e reflexão do problema de design;
metadataTrad.dc.description.resumo O design pode ser caracterizado como uma atividade que trabalha com processos que visam à construção de projetos. Ao longo dos tempos, os designers vêm utilizando ferramentas a fim de auxiliar na resolução desses projetos, fornecendo respostas para problemas de design. Dentro de uma perspectiva estratégica, esses processos muitas vezes são representados em uma etapa denominada Metaprojeto, que pretende refletir sobre o problema de design. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a investigação realizada sobre dois momentos da etapa metaprojetual, dentro de um Workshop de design: o briefing e o contrabriefing. Esse trabalho partiu dos seguintes questionamentos: De que modo o briefing é construído em um processo de projeto de design? Como se dá esse processo, e quem são seus atores? Como representar um briefing? Assim, a pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção e apresentação do briefing, e o contrabriefing como o espaço para um eventual reposicionamento do problema, dentro do Workshop de design. Para atender ao objetivo adotou-se o estudo de caso como metodologia de pesquisa. O estudo constitui na articulação entre o referencial teórico e o trabalho de campo. O referencial teórico abordou como itens: Um novo olhar sobre o design (Design Estratégico); Problema de design; Informação; Briefing. Os estudos de caso foram construídos por meio da observação de quatro Workshops realizados na Escola de Design Unisinos e seus documentos, além de entrevistas com os coordenadores dos mesmos. Os resultados obtidos permitem avaliar a importância que a construção e apresentação do briefing têm sobre o processo de projeto e, principalmente, sobre o resultado projetual. É possível compreender, da mesma maneira, em que tempo e de que modo o contrabriefing pode ser apresentado como uma forma de reposicionar o problema de design. Além disso, evidencia-se a articulação entre teorias comunicacionais e o Design Estratégico a fim de abrir um espaço para reflexões sobre o problema de design. Estabelece-se dessa forma, a importância do Metaprojeto como uma etapa construtiva e reflexiva no processo de projeto de design.;
metadataTrad.dc.description.abstract We can characterize design as an activity that works with processes aimed at constructing projects. Over time, designers have used tools that help them accomplish such projects, while providing answers to design problems. From a strategic outlook, such processes are oftentimes represented in a stage called Metaproject, meant to ponder about the given design problem. In this context, this paper presents the investigation carried out with respect to two points during the metaproject stage in a design Workshop: the briefing and the counter-briefing. This paper started from the following questions: how is the briefing constructed in a design project process? How does that process take place, and who are its players? How do we represent a briefing? Hence, the purpose of this study is to understand the process of putting together and presenting the briefing and the counter-briefing as the space where the problem may be occasionally repositioned in the design Workshop. To meet our goal, case studies were adopted as research method. The study makes use of both the theoretical reference and field work. The items addressed by the theoretical reference are: A new outlook on design (Strategic Design); Design problem; Information; Briefing. Case studies were put together by means of attending four Workshops held at the Unisinos Design School and going over their papers, in addition to interviews with the Workshop coordinators. The results obtained allow us to assess how important putting together the briefing and presenting it are for the project process and, particularly, for the project results. Likewise, we are able to understand when and how the counter-briefing can be presented as a way to reposition the design problem. Furthermore, we show the interrelation between communication theories and Strategic Design so that we can make room for discussing the design problem. The importance of the Meta-project is thus established as a constructive, pondering stage in the design project process.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Processo de projeto; Problema de design; Informação; Briefing; Contrabriefing; Strategic design; Project process; Design problem; Information; Counter-briefing;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2011-08-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3192;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics