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O documentário como produção jornalística: nos limites da pesquisa experimental em trabalhos de conclusão em jornalismo

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Autor Pinto, Cíntia Xavier da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0837873107772226;
Orientador Marocco, Beatriz Alcaraz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0598418499690877;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O documentário como produção jornalística: nos limites da pesquisa experimental em trabalhos de conclusão em jornalismo;
Resumo Este texto apresenta os resultados da pesquisa que observa os audiovisuais produzidos nas graduações em jornalismo como trabalhos de conclusão de curso. No propósito de pesquisa, verificamos como os vídeos estão compreendidos no entrecruzamento do jornalismo e do documentário. Os audiovisuais são produtos da comunicação que utilizam a noção de documentário como abordagem e argumento da realidade construída. Na mesma linha, o jornalismo possui estratégias de aproximação da realidade social para produzir os acontecimentos jornalísticos. Para construir as histórias, os vídeos produzidos nas graduações utilizam ou não essas estratégias tanto do documentário como do jornalismo. Para chegar aos componentes de análise dos vídeos produzidos nas graduações, trabalhamos com conceitos de documentário a partir da prática, da tradição e do desenvolvimento tecnológico - como forma de transformação do ato de argumentar sobre a realidade. Por sua vez, o jornalismo é apreendido a partir de elementos específicos, como: interesse público, pluralidade de vozes, fontes, acontecimento, entrevista e reportagem. Reconhecemos características próximas entre documentário e reportagem audiovisual: a prática da reportagem televisiva, por meio de elementos como imagem em movimento, equipamentos de gravação, enquadramentos da imagem e edição. Os três eixos citados, conceito de documentário, elementos do jornalismo e constituição da reportagem de televisão, ajudam a compreender os audiovisuais observados. O corpus de análise consiste em 14 vídeos obtidos nas instituições: PUC-Minas (um vídeo), UFBA (cinco vídeos), UFPE (um vídeo), UEPG (três vídeos), Unibrasil (um vídeo) e USP (três vídeos). Para análise dos vídeos, realizamos uma descrição interessada dos vídeos. Com a descrição, obtivemos informações sobre os regulamentos dos projetos experimentais e entrevistas com os orientadores. Na análise, verificamos a existência de vídeos com caráter etnográfico, em que os estudantes buscam inversões das formas de cobertura comum dos acontecimentos. Apontamos como resultado a adoção da entrevista como procedimento padrão dos vídeos documentários estudados. Outro dado relevante é a utilização de fontes não oficiais nos vídeos documentários em maior número do que as fontes oficiais. As fontes oficiais são utilizadas mais amplamente no jornalismo diário. Por fim, as abordagens adotadas nos vídeos estão orientadas para problemas sociais ou pouco discutidas na grande mídia.;
Abstract This text presents the results of the research which observes audiovisual materials produced at Journalism undergraduate courses as completion works. In the intention of the research, we verify how the videos are understood in the crossing between journalism and documentary. The audiovisual materials are communication products which use the notion of documentary as approach and argument of built reality. In this line, journalism has strategies of approaching of social reality to produce the journalistic events. To build stories, the videos produced at undergraduate courses use or not using such strategies both of documentary and of journalism. To reach to components of analysis of the videos produced at undergraduate courses, we work with concepts of documentary from practice, tradition and technological development as way of transformation of the act to argue about reality. In turn, journalism is grasped from specific elements, like: public interest, plurality of voices, sources, event, interview and reportage. We recognize close characteristics between documentary and audiovisual reportage: the practice of television reportage, through elements as moving image, record equipaments, framing of image and edition. The three mentioned axles, documentary concept, elements of journalism and constitution of television reportage, help to understand the videos observed. The corpus of analysis consists of 14 videos obtained at the institutions: PUC-Minas (one video), UFBA (five videos), UFPE (one video), UEPG (three videos), Unibrasil (one video) and USP (three videos). For the analysis of videos, we carry out a interested description of the videos. With the description, we obtained information about regulations for experimental projects and interviews with supervisors. In analysis, we verify the existence of videos with etnographic character, in which students seek reversions of common ways of covering of events. We point as result the adoption of interview as standard procedure of the documentaries studied. Other relevant data is the using of not official sources in documentaries, much more than the official sources. The official sources are used more widely in daily journalism. Finally, the adopted approaches in the videos are guided to social problems or less discussed in mainstream media.;
Palavras-chave Jornalismo; Documentário; Projeto experimental; Reportagem; Journalism; Documentary; Experimental project; Audiovisual reportage;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2011-04-01;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3048;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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