Abstract:
Este texto apresenta os resultados da pesquisa que observa os audiovisuais produzidos nas graduações em jornalismo como trabalhos de conclusão de curso. No propósito de pesquisa, verificamos como os vídeos estão compreendidos no entrecruzamento do jornalismo e do documentário. Os audiovisuais são produtos da comunicação que utilizam a noção de documentário como abordagem e argumento da realidade construída. Na mesma linha, o jornalismo possui estratégias de aproximação da realidade social para produzir os acontecimentos jornalísticos. Para construir as histórias, os vídeos produzidos nas graduações utilizam ou não essas estratégias tanto do documentário como do jornalismo. Para chegar aos componentes de análise dos vídeos produzidos nas graduações, trabalhamos com conceitos de documentário a partir da prática, da tradição e do desenvolvimento tecnológico - como forma de transformação do ato de argumentar sobre a realidade. Por sua vez, o jornalismo é apreendido a partir de elementos específicos, como: interesse público, pluralidade de vozes, fontes, acontecimento, entrevista e reportagem. Reconhecemos características próximas entre documentário e reportagem audiovisual: a prática da reportagem televisiva, por meio de elementos como imagem em movimento, equipamentos de gravação, enquadramentos da imagem e edição. Os três eixos citados, conceito de documentário, elementos do jornalismo e constituição da reportagem de televisão, ajudam a compreender os audiovisuais observados. O corpus de análise consiste em 14 vídeos obtidos nas instituições: PUC-Minas (um vídeo), UFBA (cinco vídeos), UFPE (um vídeo), UEPG (três vídeos), Unibrasil (um vídeo) e USP (três vídeos). Para análise dos vídeos, realizamos uma descrição interessada dos vídeos. Com a descrição, obtivemos informações sobre os regulamentos dos projetos experimentais e entrevistas com os orientadores. Na análise, verificamos a existência de vídeos com caráter etnográfico, em que os estudantes buscam inversões das formas de cobertura comum dos acontecimentos. Apontamos como resultado a adoção da entrevista como procedimento padrão dos vídeos documentários estudados. Outro dado relevante é a utilização de fontes não oficiais nos vídeos documentários em maior número do que as fontes oficiais. As fontes oficiais são utilizadas mais amplamente no jornalismo diário. Por fim, as abordagens adotadas nos vídeos estão orientadas para problemas sociais ou pouco discutidas na grande mídia.